Anualmente, por ocasião das
celebrações da chamada Semana Santa, os meios de comunicação de massa, veiculam
imagens de pessoas que em nome da religião impõem-se flagelações, muitas
repetindo os sofrimentos vivenciados por Jesus, conforme as narrativas dos
textos preservados no livro conhecido como Novo Testamento. Embora nas
Filipinas e alguns países do sudeste asiático destaquem-se o maior e mais
diversificado numero de imagens, a verdade é que os fatos se repetem em menor
intensidade em outras partes do mundo. Entre os séculos 18 e 19, em algumas
regiões da França, eram observados em algumas correntes remanescentes
de movimento iniciado no século 17, pelo bispo holandês Cornélius Jansen. No número
da REVISTA ESPÍRITA de maio de 1860,
Allan
Kardec publicou um artigo com o título Uma Convulsionária, explicando que uma série de circunstâncias,
permitiram contato com a filha de uma das principais convulsionárias da
localidade Saint-Medárd, situada nas imediações da cidade de Bordeaux, o que
possibilitou recolher sobre essa espécie de seita algumas informações
específicas. Comenta Kardec não haver nada de exagero no que se relata sobre as
torturas a que voluntariamente se submetiam os fanáticos, algumas das quais,
denominadas “grandes socorros”, consistindo em sofrer a crucificação e
todos os sofrimentos da denominada Paixão do Cristo. O Espírito da pessoa em
referência, falecera em 1830 - trinta anos antes, portanto -, todavia, ainda conservava nas mãos os furos
feitos pelos pregos que haviam sido utilizados para suspendê-la à cruz, e,ao
lado, traços dos golpes de lança que haviam recebido. Enquanto
encarnada, escondia cuidadosamente esses estigmas do fanatismo, sempre tendo
evitado explica-los aos filhos. Conhecida na história das convulsionárias como Françoise,
conversou com Kardec na presença de sua filha que desejava o encontro, tendo
sido suprimidas das 23 perguntas do diálogo mantido, particularidades íntimas,
por não interessarem a estranhos, embora se constituindo para aquela que a
conheceu de perto, uma incontestável prova de identidade. Revelando “há
muito desejar aquele contato por apreciar os trabalhos de Kardec, a despeito do
que ele podia pensar de suas crenças”;
confirmou que “acompanhava a filha ali presente”; informando que “era e
não era feliz como Espírito, por sentir que poderia ter feito melhor”,
ciente de que “Deus levava em conta sua ignorância”. Questionada se as
torturas a que se submeteu a elevaram e, tornaram espiritualmente, mais feliz,
explicou que “não lhe fizeram mal, mas não a
avançaram como inteligência” e se aquilo lhe foi levado à conta de
mérito, disse haver n' O LIVRO DOS
ESPÍRITOS um item – parágrafo 726 -, que dá a resposta
geral, “sendo ela apenas uma pobre fanática”. Sobre o objetivo das
convulsionárias, disse ser “geralmente pessoal, tendo ocultado suas
atividades dos filhos, porque compreendia, vagamente, não ser aquele o
verdadeiro caminho”. Kardec destaca que nesse ponto, “o
Espírito da mãe respondeu por antecipação ao pensamento da filha, que desejava
perguntar por que, em vida, tinha evitado falar disso aos filhos”. A
respeito da causa do estado de crise das convulsionárias, explicou ser “uma
disposição natural e super-excitação fanática, jamais desejando que seus filhos
fossem arrastados por essa rampa fatal, que hoje melhor reconhece como tal”
e que os fenômenos produzidos entre as convulsionárias tinham muita analogia
com certos fenômenos sonambúlicos como a penetração do pensamento, a visão à
distância, a intuição de línguas desconhecidas, revelando que “muitos
sacerdotes magnetizavam, sem o consentimento das pessoas”. Sobre a
origem das marcas e cicatrizes que tinha nas mãos e outras partes do corpo,
falou “serem pobre troféus de suas vitórias, que a ninguém serviram, por
vezes, excitando paixões”. Em observação à essa resposta, Kardec
comenta: -“Parece que nas práticas convulsionárias passavam-se coisas de grande imoralidade,
que haviam revoltado o coração dessa senhora e, mais tarde, quando acalmada a
febre fanática, a fizeram tomar aversão por tudo quanto recordava o passado. É
sem dúvida uma das razões que a levaram a não falar do assunto a seus filhos”.
Depois abordar outros ângulos do fenômenos por ela vivenciados, pergunta Kardec
se ficaria contrariada se ele publicasse a conversa na REVISTA, obtendo como resposta: - “Não. É necessário que mal seja revelado”.
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