Falando sobre a existência do
Mundo Invisível, Allan Kardec afirma que o Espiritismo “prova sua existência por fatos
patentes, irrecusáveis, como o microscópio provou a existência do mundo dos
infinitamente pequenos. Tendo, pois, demonstrado que o Mundo Invisível nos
envolve, que é essencialmente inteligente, pois se compõe das almas dos homens
que viveram, concebe-se facilmente que possa representar um papel ativo no
mundo visível e produza fenômenos de uma ordem particular”. Adiciona
mais dizendo que “o Espiritismo não só demonstra a sua existência, mas o apresenta sob
um aspecto tão lógico que não há lugar para a dúvida de quem quer que se dê ao
trabalho de estuda-lo conscienciosamente”. Desenvolvendo raciocínios para
explicar a influência exercida sobre o Plano dos Encarnados, ou seja, deste em
que momentaneamente estamos vivendo, Allan Kardec escreveu na REVISTA ESPÍRITA de dezembro
de 1862 : - “O primeiro ponto que importa bem se compenetrar, é da natureza dos Espíritos,
do ponto de vista moral. Não sendo os Espíritos senão as almas dos homens, e
não sendo bons todos os homens, não é racional admitir-se que o Espírito de um
perverso de súbito se transforme. Do contrário seria desnecessário o castigo na
vida futura. A experiência confirma esta teoria ou, melhor dito, a teoria é
fruto da experiência. Com efeito, mostram-nos as relações com o Mundo
Invisível, ao lado de Espíritos sublimes de sabedoria e de conhecimento, outros
ignóbeis, ainda com todos os vícios e paixões da Humanidade. Após a morte, a
alma de um homem de Bem será um bom Espírito; do mesmo modo, encarnando-se, um
bom Espírito será um homem de Bem. Pela mesma razão, ao morrer, um homem
perverso dará um Espírito perverso ao Mundo Invisível. E, assim enquanto o
Espírito não se houver depurado ou experimentado o desejo de se melhorar.
Porque, uma vez entrado na via do progresso, pouco a pouco se despoja de seus
maus instintos: eleva-se gradativamente na hierarquia dos Espíritos, até
atingir a perfeição, acessível a todos, pois Deus não pode ter criado seres
eternamente votados ao mal e à infelicidade. Assim, os Mundos Visível e
Invisível se penetram e alternam incessantemente; se assim podemos dizer,
alimentam-se mutuamente; ou melhor dito, esses dois mundos na realidade
constituem um só, em dois estados diferentes. Essa consideração é muito
importante para melhor compreender-se a identidade entre ambos existente. Sendo
a Terra um mundo inferior, isto é, pouco adiantado, resulta que a imensa
maioria dos Espíritos que a povoam, tanto no estado errante, quanto encarnados,
deve compor-se de Espíritos imperfeitos, que fazem mais mal que bem. Daí a
predominância do mal na Terra. Ora, sendo a Terra, ao mesmo tempo, um mundo de
expiação, é o contato do mal que torna os homens infelizes, pois se todos os
homens fossem bons, todos seriam felizes. É um estado ainda não alcançado por
nosso Globo; e é para tal estado que Deus que conduzi-lo. Todas as tribulações
aqui experimentadas pelos homens de Bem, quer da parte dos homens, quer da dos
Espíritos, são consequências deste estado de inferioridade. Poder-se-ia dizer
que a Terra é a Botany-Bay dos mundos: aí se encontram a selvageria primitiva e
a civilização, a criminalidade e a expiação. É, pois, necessário imaginar-se o
Mundo Invisível como formando uma população inumerável, compacta, por assim
dizer, envolvendo a Terra e se agitando no espaço. É uma espécie de atmosfera
moral, da qual os Espíritos encarnados ocupam a parte inferior, onde se agitam
como num vaso. Ora, assim como o ar das partes baixas é pesado e malsão, esse
ar moral é também malsão, porque corrompido pelas emanações dos Espíritos
impuros. Para resistir a isso são necessários temperamentos morais dotados de
grande vigor. Digamos, entre parênteses, que tal estado de coisas é inerente
aos mundos inferiores. Mas estes seguem a Lei do Progresso e, atingindo a idade
precisa, Deus os saneia, deles expulsando os Espíritos imperfeitos, que não
mais se reencarnam e são substituídos por outros mais adiantados, que farão
reinar a felicidade, a justiça e a paz. É uma revolução deste gênero que no
momento se prepara(...). Assim, facilmente nos damos conta da natureza das
impressões que recebemos, conforme o meio onde nos encontramos. Se uma reunião
for composta de pessoas de maus sentimentos, estas enchem o ar ambiente do
fluido impregnado de seus pensamentos. Daí, para as almas boas, um mal estar
moral análogo ao mal estar físico causado pelas exalações podres: a alma fica
asfixiada. Se, ao contrário, as pessoas tiverem intenções puras, encontramo-nos
em sua atmosfera como se num ar vivificante e salubre. Naturalmente o efeito
será o mesmo num ambiente cheio de Espíritos, conforme sejam bons ou maus”.
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