A discussão sobre se o Espiritismo
é ou não religião, volta a ficar em evidência de tempos em tempos. Ao tempo de Allan
Kardec não parecia ser diferente como podemos constatar em matéria
incluída na edição de dezembro de 1868 da REVISTA ESPÍRITA. Argumenta Kardec:
-“Comunhão
de pensamento quer dizer pensamento comum, unidade de intenção, de vontade, de
desejo, de aspiração. Ninguém pode desconhecer que o pensamento seja uma força;
mas é uma força puramente moral e abstrata? Não; do contrário não explicariam
certos efeitos do pensamento. Para compreender, é preciso conhecer as
propriedades e a ação dos elementos que constituem a nossa essência espiritual,
e é o Espiritismo que no-las ensina. O pensamento é atributo característico do
Ser espiritual; é ele que distingue o Espírito da matéria.; sem o pensamento, o
Espírito não seria Espírito. A vontade não é atributo especial do Espírito; é o
pensamento chegado a certo grau de energia; é o pensamento tornado força
motriz. É pela vontade que o Espírito imprime aos membros e ao corpo movimentos
num determinado sentido. Mas se ele tem a força de agir sobre os órgãos materiais,
como não deve ser esta força sobre os elementos fluídicos que nos cercam. O
pensamento age sobre os fluidos ambientes, como o som age sobre o ar; esses
fluidos nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som. Pode, pois, dizer-se
com toda a verdade que há nesses fluidos, ondas e raios de pensamentos que se cruzam
sem se confundir, como há no ar ondas e raios sonoros. Uma assembleia é um foco
onde irradiam pensamentos diversos; é como uma orquestra, um coro de
pensamentos em que cada um produz a sua nota. Resulta daí uma porção de
correntes e de eflúvios fluídicos, cada um dos quais recebe a impressão pelo
sentido espiritual, como num coro de música cada um recebe a impressão dos sons
pelo sentido da audição. (...) Todas as reuniões religiosas, seja qual for o
culto a que pertençam, são fundadas na comunhão de pensamentos; é aí, com
efeito, que esta deve e pode exercer toda a sua força, porque o objetivo deve
ser o desprendimento do pensamento das garras da matéria. Infelizmente, em sua
maioria, se afastam desse princípio, à medida que faziam da religião uma
questão de forma. (...). Dissemos que o verdadeiro objetivo das assembleias religiosas
deve ser a comunhão de pensamentos; é que, com efeito, a palavra religião quer
dizer laço. Uma religião, em sua acepção nata e verdadeira, é um laço que
religa os homens numa comunidade de sentimentos, de princípios e de crenças.
Consecutivamente, esse nome foi dado a esses mesmos princípios codificados e
formulados em dogmas ou artigos de fé. É neste sentido que se diz: a religião
política; entretanto, mesmo nesta acepção, a palavra religião não é sinônima de
opinião; implica uma ideia partícula; a da fé conscienciosa; eis porque se diz
também; a fé política. Ora, os homens podem envolver-se, por interesse num
partido, sem ter fé nesse partido, e a prova é que o deixam sem escrúpulo, quando
encontram sem interesse alhures, ao passo que aquele que o abraça por convicção
é inabalável; persiste à custa dos maiores sacrifícios e é a abnegação dos
interesses pessoais que é a verdadeira pedra de toque da fé sincera. (...). O
laço estabelecido por uma religião, seja qual for o seu objetivo, é pois, um
laço essencialmente moral, que liga os corações, que identifica os pensamentos,
as aspirações, e não somente o fato de compromissos materiais, que se rompem à
vontade, ou da realização de fórmulas que falam mais aos olhos do que ao
Espírito. (...). Se assim é, perguntarão: -Então o Espiritismo é uma religião?
Ora, sim, sem dúvida. No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nos
glorificamos por isto, porque é a doutrina que funda os elos da fraternidade e
da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases
mais sólidas: as mesmas leis da Natureza. Porque, então, declaramos que o
Espiritismo não é uma religião? Porque não há uma palavra para exprimir duas
ideias diferentes, e que, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da
de culto; desperta exclusivamente uma ideia de forma, que o Espiritismo não
tem. Se o Espiritismo se dissesse uma religião, o público não veria aí senão
uma nova edição, uma variante, se se quiser, dos princípios absolutos em
matéria de fé; uma casta sacerdotal com seu cortejo de hierarquias, de
cerimônias e de privilégios; não o separaria das ideias de misticismo e de
abusos contra os quais tantas e tantas vezes se levantou a opinião pública. Não
tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma religião, na acepção usual do vocábulo,
não podia nem devia enfeitar-se com um título sobre cujo valor inevitavelmente se
teria equivocado. Eis porque simplesmente se diz: doutrina filosófica e moral”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário