Três anos após suas
interessantes reflexões sobre o sexto sentido presente nas criaturas humanas
ser o sentido espiritual, Allan Kardec voltaria ao assunto na
edição de julho de 1867 da REVISTA
ESPÍRITA. Atendia a questionamento de um médico chamado Charles
Grégory, fervoroso adepto do Espiritismo que também oferecia sua
opinião sobre artigo do editor da publicação incluído na edição de março
passado intitulado A Homeopatia Nas
Moléstias Morais. Grégory questionava Allan
Kardec sobre intrigante informação do Espírito Erasto em comunicação
mediúnica, afirmando ter o homem mais dois sentidos além dos cinco conhecidos
(audição, visão, paladar, olfato e tato), chamando-os de sentido sonambúlico e
o sentido mediúnico. O médico observa que “estes dois últimos não existem senão por
exceção, bastante desenvolvidos nalgumas naturezas privilegiadas, caso existam
em todo homem em estado rudimentar, acrescentando que, por convicção adquirida
por várias observações e por uma experiência bastante longa dos poderes
homeopáticos, as duas admiráveis faculdades poderiam se desenvolver através do
uso de alguns medicamentos bem escolhidos, tomados por longo tempo”.
Opina Kardec: -“Seria erro considerar o sonambulismo e a
mediunidade como o produto de dois sentidos diferentes, por isso que não passam
de dois efeitos resultantes de uma mesma causa. Essa dupla faculdade é um dos
atributos da alma e tem por órgão o períspirito, cuja radiação transporta a
percepção além dos limites da ação e dos sentidos materiais. A bem dizer é o sexto
sentido, que é designado sob o nome de sentido espiritual. O
sonambulismo e a mediunidade são duas variedades da atividade desse sentido
que, como se sabe, apresentam inúmeras nuanças e constituem aptidões especiais.
Fora destas duas faculdades, mais admiráveis porque mais aparentes, seria erro
crer que o sentido espiritual não exista senão em estado rudimentar. Como os
outros sentidos, é mais ou menos desenvolvido, mais ou menos sutil, conforme os
indivíduos, mas todo o mundo o possui, e não é o que presta menos serviços,
pela natureza todas especial das percepções das quais é a fonte. Longe de ser a
regra, sua atrofia é a exceção, e pode ser considerada como uma enfermidade,
assim como a ausência da vista e da audição. É por este sentido que recebemos
os eflúvios fluídicos dos Espíritos, que nos inspiramos – independente da nossa
vontade, em seus pressentimentos e a intuição das coisas futuras ou ausentes,
que se exercem a fascinação, a ação magnética inconsciente e involuntária, a
penetração dos pensamentos, etc. Essas percepções são dadas ao homem pela
Providencia, assim como a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato, para
a sua conservação. São fenômenos muito comuns, que ele apenas nota pelo hábito
que tem de os experimentar, e dos quais se deu conta até hoje, devido à sua
ignorância das leis do princípio espiritual, da própria negação, nalguns, da
existência deste princípio. Mas, que quer que leve sua atenção para os efeitos
que acabamos de citar, e sobre muitos outros da mesma natureza, reconhecerá
quanto eles são frequentes e como são completamente independentes das sensações
percebidas pelos órgãos do corpo. A vista espiritual (vidência),
vulgarmente chamada dupla vista ou segunda vista, é um fenômeno menos raro que
se pensa; muitas pessoas tem esta faculdade sem o suspeitar; apenas é mais ou
menos acentuada, e é fácil certificar-se que ela é estranha aos órgãos da
visão, pois que se exerce sem o concurso destes órgãos e mesmo os cegos a possuem.
Existe em certas pessoas no mais perfeito estado normal, sem o menor traço
aparente de sono nem de estado extático. Conhecemos em Paris uma senhora na
qual ela é permanente, e, tão natural quanto a visão comum; ela vê sem esforço
e sem concentração o caráter, os hábitos, os antecedentes de quem quer que
aproxime; descreve as doenças e prescreve tratamentos eficazes com mais
facilidade que muitos sonâmbulos comuns; basta pensar em uma pessoa ausente
para que a veja e a designe. Um dia, estávamos na casa dela, e vimos passar na
rua alguém com quem temos relações, e que ela jamais tinha visto. Sem ser
provocada por qualquer pergunta, fez-lhe o mais exato retrato moral e nos deu a
seu respeito conselhos muito prudentes. Entretanto essa senhora não é sonâmbula:
fala do que vê, como falaria de qualquer outra coisa, sem se perturbar nas suas
ocupações. É médium? Ela mesma nada sabe a respeito, porque até a pouco nem
mesmo conhecia de nome o Espiritismo. Assim, nela essa faculdade é tão natural
e tão espontânea quanto possível. Como percebe ela senão pelo sentido
espiritual?”.
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