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quinta-feira, 10 de março de 2016

PALAVRA CHAVE

“A desordem e a imprevidência são duas chagas que somente uma EDUCAÇÃO bem compreendida pode curar. Nisto está o ponto de partida, o elemento real do bem estar, a garantia da segurança de todos”, ponderou Allan Kardec num comentário inserido após a resposta à questão 685 d’ O LIVRO DOS ESPÍRITOS. Atentos a isso, reunimos o conteúdo de EDUCAÇÃO INTEGRAL – AS RESPOSTAS QUE O ESPIRITISMO DÁ. Para se ter uma ideia do quanto a Doutrina Espírita tem a dizer sobre o tema EDUCAÇÃO, destacamos a seguir algumas das informações disponibilizadas pelo trabalho.1-Considerando ser a evolução espiritual consequência da educação do Espírito percebe-se que após a ascensão do Princípio Inteligente à condição humana ele vai como que sendo empurrado pelas circunstâncias. Em que ponto a Individualidade começa a agir conscientemente no seu processo evolutivo? O Espírito fica num estado inconsciente durante numerosas encarnações; a luz da inteligência não se faz senão aos poucos e a responsabilidade real só começa quando o Espírito age livremente e com conhecimento de causa. (RE,) Não é nem após a primeira, nem à segunda encarnação que a alma tem consciência bastante nítida de si mesma, para ser responsável por seus atos, talvez só após a centésima ou milésima.  Durante longos períodos o Espírito encarnado é submetido a influência exclusiva dos instintos de conservação; pouco a pouco se transformam em instintos inteligentes ou, melhor dito, se equilibram com a inteligência; mais tarde, e sempre gradativamente, a inteligência domina os instintos. Só então começa a séria responsabilidade. A responsabilidade cresce em razão do desenvolvimento da inteligência. No ponto em que estamos, a inteligência está bastante desenvolvida para permitir ao homem julgar sadiamente o Bem e o mal; e é também deste ponto que a sua responsabilidade é mais seriamente empenhada.(RE) 2-Preso, segundo o Espiritismo, inexoravelmente, aos efeitos das suas ações, o homem mantem-se ligado às pessoas com que se compromete. Como tirar proveito das relações humanas? A maior parte das misérias da vida tem origem no egoísmo dos homens. Desde que cada um pensa em si antes de pensar nos outros e cogita antes de tudo de satisfazer aos seus desejos, cada um naturalmente cuida de proporcionar a si mesmo essa satisfação, a todo custo, e sacrifica sem escrúpulo os interesses alheios, nas mais insignificantes coisas, como nas maiores, tanto de ordem moral, quanto de ordem material.  Daí todos os antagonismos sociais, todas as lutas, todos os conflitos e todas as misérias, visto que cada um só trata de despojar o seu próximo.  O egoísmo, por sua vez, se origina do orgulho.  A exaltação da personalidade leva o homem a considerar-se acima dos outros. Julgando-se com direitos superiores, melindra-se com o que quer que, a seu ver, constitua ofensa a seus direitos. A importância que, por orgulho, atribui à sua pessoa, naturalmente o torna egoísta. (OP) 3-Quando se estuda o comportamento dos Espíritos que evoluem no Planeta Terra, percebe-se uma fixação pelas compulsões no campo gastronômico e do sexo que levando ao excesso resultam em transtornos físicos e mentais. Como entender o porque disso? A reencarnação determina sempre, procriação e alimentação, isto é, necessidades da matéria a satisfazer e, assim, entraves para o Espírito. A luta é necessária ao desenvolvimento do Espírito; é na luta que exercita suas faculdades. (...) Nos seres inferiores da Criação, naqueles em que o senso moral não existe, nos quais a inteligência ainda está no estado de instinto, a luta não poderia ter por móvel senão a satisfação de uma necessidade material.  Ora, uma das mais imperiosas necessidades materiais é a da alimentação.  Assim, lutam unicamente para viver, isto é, para apanhar ou defender uma presa, desde que não poderiam ser estimulados por um motivo mais elevado. É neste primeiro período que a alma se elabora e se ensaia para a vida. (RE) Quanto ao instinto sexual não é apenas agente de reprodução entre as formas superiores, mas, acima de tudo, é o reconstituinte das forças espirituais, pelo qual as criaturas encarnadas ou desencarnadas se alimentam mutuamente, na permuta de raios psíquico-magnéticos que lhes são necessários ao progresso. (EDM)


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