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segunda-feira, 5 de setembro de 2016

PARA PENSAR

Em meio às mudanças extraordinárias do século 19 em relação aos anteriores, lançando as bases do conhecimento e cultura que se refletiu no século 20, Allan Kardec através de suas pesquisas, dois anos antes da Teoria Evolucionista de Charles Darwin e meio século das proposições do Psiquiatra Freud com sua Psicanálise ofereceu, reuniu e disponibilizou elementos para uma compreensão mais ampla do Ser, da Individualidade. Alguns deles estão no conteúdo de PERSONALIDADE HUMANA – as respostas que o Espiritismo dá. Conheça e reflita sobre três delas na sequência: 1-O Espiritismo afirma ser a destinação do Espírito sua evolução que, na condição humana, caracteriza-se pela capacidade do pensamento contínuo como consequência da “individualização do princípio inteligente” que, por sua vez, teria desenvolvido suas potencialidades nas variadas formas e espécies dos reinos mineral, vegetal, animal irracional inferior/superior, estando atualmente na condição do animal racional ou humana. Quando e como teria se iniciado essa caminhada evolutiva? O Espírito está em sua origem, num estado de nulidade moral e intelectual, como a criança que acaba de nascer.(RE, 1864) Semelhante ao estado de infância na vida corpórea. Essa caminhada é cumprida numa série de existências que precedem o período chamado Humanidade (LE) que, não tem na Terra o ponto de partida da primeira encarnação humana, começando, em geral, nos mundos ainda mais inferiores, não sendo, porém, regra absoluta, podendo, ocorrer como exceção..(LE) A Terra oferece um vasto campo de progresso, por reunir variados graus de inteligência e moralidade, desde a selvageria própria do animal até a Civilização mais adiantada(G)  A faculdade dominante no estado selvagem é o instinto, o que não o impede de agir com inteira liberdade em certas coisas, liberdade que se desenvolve com a inteligência (LE)  Suas predisposições instintivas são as de antes da sua encarnação, podendo impeli-lo a atos repreensíveis, no que será secundado por Espíritos simpáticos a essas disposições (LE) Sua inteligência apenas desabrocha; ela ensaia para a vida..(LE)  2- Como o Espiritismo racionaliza a questão da evolução individual e coletiva? Allan Kardec, considera existirem três períodos no trabalho da evolução, abrangendo as condições sempre transitórias do Espírito.  O primeiro, o PERÍODO MATERIAL no qual a influência da matéria domina a do Espírito. É o estado das criaturas dadas às paixões brutais e carnais, à sensualidade, cujas aspirações são exclusivamente terrenas, ligadas aos bens temporais, ou refratárias às ideias espirituais. O segundo, o PERÍODO DE EQUILÍBRIO em que as influências da matéria e do Espírito se exercem simultaneamente; em que, embora submetido às necessidades materiais, a criatura pressente e compreende o estado espiritual, trabalhando para sair do estado corporal. Esses dois períodos realiza nos mundos inferiores e médios, estando sujeito à reencarnação.  Por fim, o PERÍODO ESPIRITUAL em que, tendo dominado completamente a matéria, o Espírito não mais necessita da encarnação, nem do trabalho material; seu trabalho é inteiramente espiritual; é o estado dos Espíritos nos Mundos Superiores. (RE) 3- A memória então, assume um papel decisivo na questão da formação da personalidade? Limitada em suas ideias e aspirações, tendo circunscritos seus horizontes, a criatura na fase humana precisa sedimentar todas as coisas e identifica-las, a fim de guardar delas apreciável lembrança e basear seus futuros estudos nos dados que haja reunido.  Pelo sentido da visão foi que lhe vieram as primeiras noções do conhecimento. Foi a imagem de um objeto que lhe ensinou a existência desse objeto. Quando conheceu muitos, tirou deduções das impressões diferentes que eles lhe produziam no íntimo do Ser. Fixou na inteligência a quintessência deles por meio do fenômeno da memória.  Ora, o que é a memória, senão uma espécie de álbum mais ou menos volumoso, que se folheia para encontrar de novo ideias apagadas e reconstituir os acontecimentos que se foram?



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