No processo evolutivo do Espírito, as
personalidades construídas a cada nova encarnação vão extravasando as
imperfeições carregadas por cada um. Pelo que o Espiritismo revela, o
desenvolvimento da inteligência gera o conhecimento através da experiência, dotando
o Ser da noção de responsabilidade que, por sua vez, vai expandindo a
consciência. A noção de erro se manifesta e a culpa vai, a partir do remorso e
arrependimento, levando-o a desejar a liberação dos registros gravados no
inconsciente profundo com vistas a acessar a felicidade e a paz. Sem maior estudo
do Espírito em sua estrutura profunda, a ciência mental não conseguirá entender
a questão da origem dos transtornos. Na continuidade, algumas considerações de Allan
Kardec capazes de nos auxiliar nessa busca: 1- Como se constrói no Espírito em evolução o mecanismo da
culpa? Dominado
pelo instinto - uma espécie de inteligência irracional - o Espírito começa a
desenvolver a inteligência racional a partir das experiências que vai
vivenciando. Os conhecimentos resultantes,
registrados na memória de profundidade ou inconsciente, vão compondo um acervo
de informações que cria a noção de responsabilidade que, por sua vez, vai
expandindo a consciência, instrumento indutor e controlador da evolução.
Nasce a compreensão do dever, a obrigação moral, primeiro consigo mesmo e
depois com os outros. O
dever começa precisamente no ponto em que alguém ameaça a felicidade ou
tranquilidade do próximo, e termina no limite que não se deseja seja transposto
em relação a si mesmo. O
Espírito cumprindo seu dever é a um só tempo, juiz e escravo na sua própria
causa. As ações intencionalmente executadas geram - quando
contrárias às referências preservadas no Ser imortal ou Espírito - desarmonias que chamamos culpa conduzindo num
primeiro momento ao remorso, no segundo ao arrependimento determinando o desejo
da expiação e a necessidade de reparação para a dissipação daquilo que
representa a dor de consciência. 2- Considerando
valido que “na sua origem, o homem possui instintos; mais avançado e
corrompido, possui sensações; mais instruído e purificado, possui sentimentos”,
em que ponto os valores adquiridos e incorporados vão influenciando
positivamente o trabalho evolutivo? À medida que as sensações
corporais se tornam maiores, mais aperfeiçoadas, suas sensações espirituais também
despertam e crescem. Então
começa o trabalho moral e a depuração da alma se une à aspiração do corpo para
chegar ao estado superior. Esse
estado de igualdade de aspirações materiais e espirituais não é de longa
duração. Logo o Espírito se eleva acima da matéria e suas
sensações não mais podem ser satisfeitas por ela; necessita mais; precisa de
melhor. Nesse ponto, tendo
sido o corpo levado à perfeição sensitiva, não pode acompanhar o Espírito que,
então, o domina e dele se desprende cada vez mais, como de um instrumento
inútil. 3- Na escala de seres humanos presentes na Terra, o início da
evolução se localiza entre os chamados selvagens? Sem
dúvida os nossos selvagens estão muito atrasados em relação a nós, no entanto,
já se acham bem longe de seu ponto de partida. Durante longos períodos, o Espírito
encarnado é submetido à influência exclusiva dos instintos de conservação;
pouco a pouco esses instintos se transformam em instintos inteligentes ou,
melhor dizendo, se equilibram com a inteligência; mais tarde, e sempre
gradualmente, a inteligência domina os instintos. Só então é que começa a séria responsabilidade.
Se houvesse acaso ou fatalidade, toda responsabilidade seria injusta. O Espírito fica num estado inconsciente
durante numerosas encarnações; a luz da inteligência não se faz senão aos
poucos e a responsabilidade real só começa quando o Espírito age livremente e
com conhecimento de causa.
Dúvidas sobre a visão do Espiritismo a respeito de questões essenciais? Consulte a série AS RESPOSTAS QUE O ESPIRITISMO DÁ acessando Luiz Armando – Canal do Youtube
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