Polemicas e discussões acaloradas em torno da cura
das chamadas inversões na área da sexualidade circunscrevem-se mais aos efeitos
que as prováveis causas. O Espiritismo já na sua origem oferece bases para pelo
menos reflexões mais objetivas sobre a questão. Na sequencia alguns pontos para
embasar estudos mais aprofundados em torno da questão:1- Os
Espíritos encarnam nos diferentes sexos; aquele que foi homem, poderá renascer
mulher e aquele que foi mulher poderá renascer homem, a fim de realizar os
deveres de cada uma dessas posições, e sofrer-lhes as provas. 2- Sofrendo
o Espírito encarnado a influência do organismo, seu caráter se modifica
conforme as circunstâncias e se dobra às necessidades e exigências impostas
pelo mesmo organismo. Esta influência não se apaga imediatamente após a
destruição do invólucro material, assim como não perde instantaneamente os
gostos e hábitos terrenos. 3- Percorrendo uma série de
existências no mesmo sexo, conserva durante muito tempo, no estado de Espirito,
o caráter de homem ou de mulher, cuja marca nele ficou impressa. 4- Se esta influência se repercute da vida
corporal para a espiritual, o mesmo se dá quando o Espírito passa da vida
espiritual para a corporal. Numa nova encarnação trará o caráter e as
inclinações que tinha como Espírito. Se for avançado, será um homem avançado;
se for atrasado, será um homem atrasado. Mudando de sexo, poderá então, sob
essa impressão e em sua encarnação, conservar os gostos, inclinações e o
caráter inerente ao sexo que acaba de deixar. Assim se explicam certas
anomalias aparentes, notadas no caráter de certos homens e de certas mulheres. 5- Não
existe diferença entre o homem e a mulher, senão no organismo material, que se
aniquila com a morte do corpo. Mas, quanto ao Espírito, à alma, o Ser
essencial, imperecível, ela não existe, porque não há duas espécies de almas. 6- A sede
real do sexo não se acha, no veículo físico, mas sim na entidade
espiritual em sua estrutura complexa. 7- O sexo é mental em seus impulsos e
manifestações. 8- Além
da trama de recursos somáticos, a alma guarda a sua individualidade sexual
intrínseca, a definir-se na feminilidade ou masculinidade, conforme os
característicos acentuadamente passivos ou claramente ativos que lhe sejam
próprios. 9- A energia natural do sexo, inerente à
própria vida em si, gera cargas magnéticas em todos os seres, pela
função criadora de que se reveste, caracterizadas com potenciais nítidos de
atração no sistema psíquico de cada um. 10- O
instinto sexual não é apenas agente de reprodução, mas reconstituinte
de forças espirituais, pelo qual as criaturas encarnadas ou
desencarnadas se alimentam mutuamente, na permuta de raios
psíquico-magnéticos necessários ao seu progresso. 11- O
Espírito reencarna em regime de inversão sexual, como pode renascer em
condições transitórias de mutilação ou cegueira. Isso
não quer dizer que homossexuais ou intersexos estejam em posição, endereçados
ao escândalo ou à viciação, como aleijados e cegos não se encontram na inibição
ou na sombra para serem delinquentes. 12- O
conceito de normalidade ou anormalidade são relativos. Se
a cegueira fosse a condição da maioria dos Espíritos reencarnados na Terra, o
homem que pudesse enxergar seria positivamente minoria e exceção. 13- Ações praticadas contra pessoas do sexo
oposto na busca de prazer a qualquer preço, impõem além
da morte a desorganização mental do causador
manifestada através da alienação mental
exigindo para seu reequilíbrio muitas vezes pela intervenção os
Agentes da Lei Divina, reencarnações compulsórias renascendo em corpo inversos às suas
características momentâneas de masculinidades ou feminilidade, para que no
corpo inverso, no extremo desconforto íntimo, aprenda
a respeitar o semelhante lesado. 14- A inversão
também ocorre por iniciativa daqueles que, valendo-se da renúncia
construtiva para acelerar o passo no entendimento da vida e do progresso
espiritual no intuito de operarem com
mais segurança e valor o acrisolamento moral de si mesmos ou na execução de
tarefas especializadas, através de estágio perigosos de solidão, em favor do
campo social da Terra 15-
Masculinidade ou feminilidade totais são inexistentes na
personalidade humana, do ponto de vista psicológico, visto que homens e
mulheres, em Espírito, apresentam certa percentagem de característicos viris ou
feminis em cada indivíduo, o que não assegura possibilidades de comportamento
íntimo normal para todos, segundo a conceituação de normalidade que a maioria
dos homens estabeleceu para o meio social. 16- Homens
e mulheres podem nascer homossexuais ou intersexos, seja como expiação ou em
obediência a tarefas específicas –, como são suscetíveis de tomar o veículo
físico na condição de mutilados ou inibidos em certos campos de manifestação
para melhorar-se e nunca sob a destinação do mal. 17- A
Terra, pouco a pouco, renovará princípios e conceitos, diretriz e legislação,
em matéria de sexo, sob a inspiração da ciência, que situará o problema das
relações sexuais no lugar que lhe é próprio .
ótimo relato sobre um assunto tão polêmico
ResponderExcluiresclarecedor e objetivo
obrigada
ótimo relato sobre um assunto tão polêmico
ResponderExcluiresclarecedor e objetivo
obrigada