Procedimento largamente usado entre praticantes do
Espiritismo, a transfusão de fluidos denominada passe começa a merecer estudos
e discussões que certamente ampliam os conhecimentos a respeito da sua utilidade
e eficiência. Allan Kardec em seus escritos e ponderações antevira a evolução do
tema dizendo que a Teoria do Fluido Cósmico Individualizado em cada Ser
sob o nome de fluido perispiritual, abre campo inteiramente novo para a solução
de uma imensidade de problemas até agora insolúveis. Em outro momento
escreveu que o
Espiritismo, esclarecendo-nos sobre as propriedades dos fluidos que são os
agentes e meios de ação do Mundo Invisível e constituem uma das forças e um dos
poderes da Natureza, nos dá a chave de uma multidão de coisas inexplicadas e
inexplicáveis por qualquer outro meio, e que puderam, nos tempos recuados,
passar por prodígios ou engendrando a superstição. Partindo da sua visão a respeito do FLUIDO
COSMICO UNIVERSAL, considera que os FLUIDOS ESPIRITUAIS são
a matéria do Mundo Espiritual; É a atmosfera dos Seres Espirituais; Está para
as necessidades do Espírito como a atmosfera para as dos encarnados;
Manipulados pelos Espíritos através do Pensamento e da Vontade, são o que a mão
é para o homem. Tendo convivido com os experimentos e das evoluções em
torno dos conceitos do médico Franz Anton Mesmer na questão 71 d’O
LIVRO DOS ESPÍRITOS apresenta as características do FLUIDO VITAL também
chamado fluido elétrico animalizado, fluido magnético, fluido nervoso é uma
modificação do fluido Cósmico Universal.; É a matéria sutil e etérea,
imponderável para nós, sendo princípio de nossa matéria pesada; Dá movimento e
atividade aos seres orgânicos; A quantidade de fluido vital se esgota.; O
fluido vital se transmite de um indivíduo para outro; Os órgãos do corpo estão, por assim dizer,
impregnados de fluido vital, o qual dá a todas as partes do organismo uma
atividade que as une em certas lesões e restabelece as funções momentaneamente
suspensas. A quantidade de fluido vital não é fator absoluto para todos os
seres orgânicos. Varia segundo as espécies e não é fator constante, seja no
mesmo indivíduo, seja nos indivíduos da mesma espécie; Quando os seres
orgânicos morrem, o fluido vital remanescente retorna à massa. Revela a
existência do FLUIDO PERISPIRITUAL que é a expansão do
fluido perispiritual , uma espécie de fio condutor do pensamento; que projeta
raios pela vontade do Espírito, servindo à transmissão do pensamento; insensível, que transmite a sensação ao centro
sensitivo do Espírito; o que faz com que pelo sentido espiritual ou psíquico, as
sensações se generalizam esclarecendo que o Espírito vê, ouve e
sente por todo seu SER, tudo o que se encontra na esfera de irradiação do seu
fluido perispirítico. Oferece inúmeros
esclarecimentos sobre FLUIDO E PENSAMENTO, entre os quais que
pensamentos modificam propriedades dos fluidos, os quais são veículos do
pensamento e que o pensamento do encarnado atua sobre os fluidos
espirituais como o dos desencarnados, e se transmite de Espírito a Espírito
pelas mesmas vias, saneando ou viciando os FLUIDOS ambientes, conforme seja bom
ou mau; FLUIDO E CORPO FISICO dizendo que o corpo é, ao mesmo
tempo, o envoltório e o instrumento do Espírito; a diversidade na maneira de
sentir resulta de uma lei física: a da assimilação e da repulsão de fluidos e
que cada ente humano carrega consigo sua atmosfera fluídica, como o
caracol carrega sua concha deixando essa traços de sua passagem; como uma
esteira luminosa, inacessível aos nossos sentidos no estado de vigília,
servindo contudo aos videntes e aos Espíritos desencarnados, para
reconstituírem os fatos realizados e analisar o motivo que os fez executar. No
tópico FLUIDO E CURA afirma que todo efeito mediúnico, é o
resultado da combinação dos fluidos emitidos por um Espírito e pelo médium; por
essa associação, esses fluidos adquirem propriedades novas que não teriam separadamente,
ou pelo menos não teriam no mesmo grau acrescentando que a
substância fluídica produz um efeito análogo ao da substância medicamentosa,
com a diferença que, sendo maior a sua penetração, em razão da tenuidade de
seus princípios constitutivos, age mais diretamente sobre as moléculas
primeiras do organismo do que o podem fazer as moléculas mais grosseiras das
substâncias materiais; previne que a ação fluídica é
poderosamente secundada pela confiança do doente. No item FLUIDOS
E PASSE elucida que a faculdade de curar pela imposição das mãos
tem, evidentemente, seu princípio numa força excepcional de expansão, mas é
aumentada por diversas causas, entre as quais é necessário colocar em primeira
linha: a pureza de sentimentos, o desinteresse, a benevolência, o ardente
desejo de aliviar, a prece fervorosa e a confiança em Deus, em uma palavra,
todas as qualidades morais. Explica ainda que o encarnado absorve FLUIDOS
pelos poros perispiríticos, como absorve pelos poros do corpo doenças
contagiosas graves, salientando que a mediunidade curadora não
vem suplantar a Medicina e os médicos; vem simplesmente provar a estes últimos
que há coisas que eles não sabem e os convidar a estudá-las; que a natureza tem
recursos que eles ignoram.
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