Desconhecido em sua essência
pela maioria das pessoas, o Espiritismo ao contrário do que se pensa é uma
proposta derivada da mensagem de Jesus. No número de setembro de 1867 da REVISTA ESPÍRITA, Allan Kardec apresenta alguns argumentos lógicos a respeito.
Escreve ele: - Sendo Deus o eixo de todas as
crenças religiosas e o objetivo de todos os cultos, o caráter de todas as
religiões é conforme à ideia que elas dão de Deus. As religiões que fazem de
Deus um ser vingativo e cruel julgam honrá-lo com atos de crueldade, com
fogueiras e torturas; as que têm um Deus parcial e cioso são intolerantes e
mais ou menos meticulosas na forma, por crerem-no mais ou menos contaminado das
fraquezas e ninharias humanas. Toda a doutrina do Cristo se funda no caráter
que ele atribui à Divindade. Com um Deus imparcial, soberanamente justo, bom e
misericordioso, ele fez do amor de Deus e da caridade para com o próximo a
condição indeclinável da salvação, dizendo: Aí estão toda a lei e os profetas;
não existe outra lei. Sobre esta crença, assentou o princípio da igualdade dos
homens perante Deus e o da fraternidade universal. (...) Entretanto, o Cristo
acrescenta: “Muitas das coisas que vos digo ainda não as compreendeis e muitas
outras teria a dizer, que não compreenderíeis; por isso é que vos falo por
parábolas; mais tarde, porém, enviar-vos-ei o Consolador, o Espírito de
Verdade, que restabelecerá todas as coisas e vo-las explicará todas.” Se o
Cristo não disse tudo quanto poderia dizer, é que julgou conveniente deixar
certas verdades na sombra, até que os homens chegassem ao estado de
compreendê-las. Como ele próprio o confessou, seu ensino era incompleto, pois
anunciava a vinda daquele que o completaria; previra, pois, que suas palavras
não seriam bem interpretadas, e que os homens se desviariam do seu ensino; em
suma, que desfariam o que ele fez, uma vez que todas as coisas hão de ser
restabelecidas: ora, só se restabelece aquilo que foi desfeito. Por que chama
ele Consolador ao novo Messias? Este nome, significativo e sem ambiguidade,
encerra toda uma revolução. Assim, ele previa que os homens teriam necessidade
de consolações, o que implica a insuficiência daquelas que eles achariam na
crença que iam fundar. Talvez nunca o Cristo fosse tão claro, tão explícito,
como nestas últimas palavras, às quais poucas pessoas deram atenção bastante,
provavelmente porque evitaram esclarecê-las e aprofundar-lhes o sentido
profético. Se o Cristo não pôde desenvolver o seu ensino de maneira completa, é
que faltavam aos homens conhecimentos que eles só podiam adquirir com o tempo e
sem os quais não o compreenderiam; há muitas coisas que teriam parecido
absurdas no estado dos conhecimentos de então. Completar o seu ensino deve
entender-se no sentido de explicar e desenvolver, não no de ajuntar-he verdades
novas, porque tudo nele se encontra em estado de gérmen, faltando-lhe só a
chave para se apreender o sentido das palavras. (...) Os homens, cada vez mais
esclarecidos, à medida que novos fatos e novas leis se forem revelando, saberão
separar da realidade os sistemas utópicos. Ora, as ciências tornam conhecidas
algumas leis; o Espiritismo revela outras; todas são indispensáveis à compreensão dos Textos Sagrados de todas as religiões, desde Confúcio e Buda até o
Cristianismo. Quanto à teologia, essa não poderá judiciosamente alegar
contradições da Ciência, visto como também ela nem sempre está de acordo
consigo mesma. O Espiritismo, partindo das próprias palavras do Cristo, como
este partiu das de Moisés, é consequência direta da sua doutrina. À ideia vaga
da vida futura, acrescenta a revelação da existência do mundo invisível que nos
rodeia e povoa o espaço, e com isso precisa a crença, dá-lhe um corpo, uma
consistência, uma realidade à ideia. Define os laços que unem a alma ao corpo e
levanta o véu que ocultava aos homens os mistérios do nascimento e da morte.
Pelo Espiritismo, o homem sabe donde vem, para onde vai, por que está na Terra,
por que sofre temporariamente e vê por toda parte a justiça de Deus. Sabe que a
alma progride incessantemente, através de uma série de existências sucessivas,
até atingir o grau de perfeição que a aproxima de Deus. Sabe que todas as
almas, tendo um mesmo ponto de origem, são criadas iguais, com idêntica aptidão
para progredir, em virtude do seu livre-arbítrio; que todas são da mesma
essência e que não há entre elas diferença, senão quanto ao progresso
realizado; que todas têm o mesmo destino e alcançarão a mesma meta, mais ou
menos rapidamente, pelo trabalho e boa vontade.
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