Fenômeno presente em todas as épocas da Humanidade,
foi explicado de forma racional e lógica pela revolucionária proposta da
Doutrina Espírita. Na sequência alguns desses elementos para a
melhor compreensão do fato. 1- O que quer dizer mediunato? Trata-se de um termo sugerido pelos próprios
Espíritos para identificar aqueles que renascem com a missão de exercerem a
mediunidade. É o caso das criaturas que, por vezes, desde a infância, convivem
com o fenômeno mediúnico visto por eles como algo normal e interpretado por
outras pessoas como uma anormalidade patológica, um transtorno psiquiátrico. (IPME). Chico
Xavier é um dos mais eloquentes exemplos pelo que sua história de vida confirma.
2-Supondo-se como válida a
informação de que muitos renascem comprometidos com o exercício da mediunidade,
como explicar a existência de tão poucos reconhecidos nessa condição? Nesse terreno de assistência espiritual,
muitos são os pretextos inventados pelas criaturas terrestres para fugir ao
testemunho da Verdade Divina, nas tarefas que lhes são próprias. Os mordomos da
responsabilidade alegam excesso de deveres, os servidores da obediência afirmam
ausência de ensejo. Os que guardam possibilidades financeiras montam guarda ao
patrimônio amoedado, os que receberam a bênção da pobreza de recursos
monetários aconselham-se com a revolta. Os moços declaram-se muito jovens para
cultivar as realidades sublimes, os mais idosos afirmam-se inúteis para
servi-las. Os casados reclamam quanto à família, os solteiros queixam-se da
ausência dela. Dizem os doentes que não podem, comentam os sãos que não
precisam. Raros companheiros encarnados conseguem viver sem a contradição. (M;
28)
3- Como a pessoa
pode saber se é médium com essa característica? Até o momento
não se conhece nenhum diagnóstico para a mediunidade. (...). Experimentar é o
único meio de saber se existe ou não a percepção. De resto, os médiuns são
muito numerosos, sendo bastante raro que, se não o somos nós mesmos, não
encontremos alguns em membros de nossas famílias ou em nosso círculo de
amizades. O sexo, a idade, o temperamento são indiferentes. São encontrados
entre os homens e entre as mulheres, as crianças e os velhos, as pessoas que
tem boa saúde e as que estão doentes. (OQE) 4- Há
sinais exteriores que podem sugerir a mediunidade? Se a mediunidade
se traduzisse por um sinal exterior, isso implicaria na permanência da
faculdade, e, ao contrário, esta é essencialmente móvel e fugidia. Sua causa
física está na assimilação mais ou menos fácil dos fluídos perispirituais do
encarnado e do desencarnado. (OQE) 5- Como desenvolver
a mediunidade? Conquanto cada um encerre em si mesmo o germe
das qualidades necessárias para tornar-se médium, essas qualidades não existem
senão em graus muito diferentes, e seu desenvolvimento provém de causas que não
dependem de ninguém fazê-las nascer à vontade. As regras da poesia, da pintura
e da música não fazem nem poetas, nem pintores e nem músicos daqueles que não
lhes tem a propensão: elas guiam no emprego de faculdades naturais (...). O estudo
preliminar da teoria é indispensável, se se querem evitar os inconvenientes
inseparáveis da inexperiência. (LM, Introdução /
27)
6- Quais
os principais requisitos para alcançar esse objetivo? A calma
e o recolhimento unidos a um desejo ardente e à firme vontade de ser bem
sucedido; e, por vontade não entendemos uma vontade efêmera que atua por
intervalos, e que a cada minuto se interrompe por outras preocupações; mas uma
vontade febril. O recolhimento é favorecido pela solidão, pelo silêncio e o
isolamento de tudo que possa causar distrações. Não resta mais, então, do que
renovar todos os dias as tentativas durante dez minutos ou um quarto de hora ou
mais de cada vez, e isso durante quinze dias, um mês, dois meses ou mais se for
preciso. Conhecemos médiuns que não se formaram senão depois de seis meses de
exercício, enquanto que outros escrevem corretamente desde a primeira vez. (LM;
27/204)
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