Embora não sendo o foco
principal de suas pesquisas, Allan Kardec obteve da Espiritualidade Superior
informações que hoje podem servir para a formação de um consenso sobre o
sentido mais amplo desse atributo do Ser: a mente. Na sequencia, uma série de
detalhes encontráveis nas Obras Básicas: A Doutrina Espírita define o Espírito como “a
individualização do Princípio Inteligente”, o que nos leva a crer que antes
da condição humana ele estava em processo de formação. É possível ter-se uma
ideia de como isso se dá? Nos
seres inferiores da criação, que estais longe de conhecer inteiramente, o
Princípio Inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para
a vida. É de certa maneira um trabalho preparatório, como o de germinação, em
seguida ao qual o Princípio Inteligente sofre uma transformação e se torna
Espírito. (LE, 607) O
Princípio Inteligente gastou, desde os vírus e bactérias das primeiras horas do
protoplasma na Terra, mais ou menos quinze milhões de séculos, a fim de poder,
como Ser pensante, embora em fase embrionária da razão, lançar suas primeiras
emissões do pensamento contínuo. (EDM, 6)
Aprendida a constituição mecânica das palavras, (...) com seu
exercício incessante e fácil, a energia mental do homem primitivo expande
gradativamente o pensamento que se dilata (...). Pela compreensão progressiva
entre as criaturas, por intermédio da palavra (...), fundamenta-se no
cérebro o pensamento contínuo transformando as ideias-relâmpagos e
as ideias-fragmentos da crisálida da consciência, no reino animal, em
conceitos e inquirições, traduzindo desejos e ideias. (EDM, 10) A Teoria Evolucionista amplia-se sobremaneira considerando que o
Princípio Inteligente desenvolve rudimentos da memória no Reino Mineral; da
sensibilidade no Reino Vegetal e o Instinto com ideias fragmentárias no Reino
Animal Irracional dos asselvajados aos domesticáveis. O pensamento contínuo é,
então, um divisor entre uma etapa e outra, ou melhor, fator determinante no
processo evolutivo a partir da fase humana? O pensamento é uma força, é o atributo
característico do Ser Espiritual; é ele que distingue o Espírito da matéria; sem
o pensamento o Espírito não seria Espírito. (RE, /1864) O
pensamento, força viva e atuante, cuja velocidade supera a da luz, emitido por
nós, volta inevitavelmente a nós mesmos, compelindo-nos a viver, de maneira
espontânea, em sua onda de formas criadoras, que naturalmente se nos fixam no
Espirito quando alimentadas pelo combustível de nosso desejo ou de nossa
atenção. (L,4) O pensamento,
qualquer que seja a sua natureza, é uma energia, tendo, conseguintemente, seus
efeitos.(FT) Diante disso a capacidade de
pensar não é derivada do corpo físico? O
pensamento não está no cérebro, como não está na caixa craniana. O cérebro é o
instrumento do pensamento, como o olho é o instrumento da visão, e o crânio é a
superfície sólida que se molda aos movimentos do instrumento. Se o
instrumento for danificado, não se dá a manifestação, exatamente como, quando
se perdeu um olho, não se pode mais ver. (RE;1860) A transição da irracionalidade para a racionalidade se dá na
Terra? Essa
caminhada é cumprida numa série de existências que precedem o período chamado
Humanidade (LE) que, não tem na Terra o ponto de partida da primeira
encarnação humana, começando, em geral, nos mundos ainda mais inferiores, não
sendo, porém, regra absoluta, podendo, ocorrer como exceção. LE) Qual o traço dominante nesta fase? A
faculdade dominante no estado selvagem é o instinto o que não o impede
de agir com inteira liberdade em certas coisas, liberdade que se desenvolve com
a inteligência.(LE) O instinto é a força oculta (reflexo
condicionado) que solicita os seres orgânicos a atos espontâneos e
involuntários, tendo em vista sua conservação. Nos atos instintivos (compulsão
ou impulso), não há nem reflexão, nem combinação e nem premeditação. Todo ato
maquinal é instintivo. Impulso involuntário é instintivo.(G) Já a Inteligência revela-se por atos
voluntários, refletidos, premeditados, combinados, segundo a oportunidade das
circunstâncias. Denota reflexão, associação, deliberação. Direção calculada é
ato inteligente. (G) Instinto é uma espécie de
inteligência, não racional, através do qual todos os seres provêm suas
necessidades. (LE) O
Instinto, porém, enfraquece-se pela predominância da inteligência (G)
O instinto se aniquila
por si mesmo; as paixões sendo domadas pelo esforço da vontade. (G)
Na primeira encarnação, o Espírito está no estado de infância na vida
corpórea. Sua inteligência apenas desabrocha; ela ensaia para a
vida. (LE)
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