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quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

ESPIRITISMO E PERSONALIDADE HUMANA

Evolução Espiritual é a razão de repetirmos experiências reencarnatórias no nível em que nos encontramos como Espíritos. Pelo menos é o que deduzimos estudando o Espiritismo. Para auxiliar na formação de conceitos, reunimos a seguir algumas informações importantes. 1- A Humanidade se compõe de personalidades, que constituem as existências individuais, e das gerações, que constituem as existências coletivas. (OP) 2- Nascer, viver, morrer; renascer ainda; progredir sempre. Tal é a Lei.  3- No seu início a criatura humana não tem senão instintos; mais avançada e corrompida, só tem sensações; mais instruída e purificada, tem sentimentos e o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todas as aspirações e revelações sobre -humanas” . (ESE,) 4- Da mesma maneira que, na vida humana há dias infrutíferos, na do Espírito há existências corpóreas sem proveito, porque ele não soube conduzi-las. (LE) 5- O Espírito deve permanecer no mesmo mundo, até que ali haja adquirido a soma de conhecimentos e o grau de perfeição que tal mundo comporte. (G)Como se processa o progresso do Espírito? O homem progride por si mesmo, os mais adiantados ajudando os outros pelo contato social. (LE; 779)  O Espírito progride numa marcha ascendente insensível, não simultâneo em todos os sentidos, ora em ciência, ora em moralidade. (LE) O desenvolvimento da inteligência determina o desenvolvimento do livre arbítrio, aumentando a responsabilidade do homem pelos seus atos. (LE) O progresso completo é o alvo a atingir, chegando a ele passo a passo, podendo servir-se da inteligência para fazer o mal, até que tenha desenvolvido o senso moral, consequência do progresso intelectual (LE) Moral e inteligência são duas forças que somente se equilibram com o tempo.(LE) A personalidade desse modo  é moldada a cada existência, refletindo no exterior a realidade interior? Criado simples e ignorante, o Espírito está em sua origem, num estado de nulidade moral e intelectual, como a criança que acaba de nascer. Se não fez o mal, também não fez o Bem. Nem é feliz, nem infeliz. Age sem consciência e sem responsabilidade. Desde que nada tem, nada pode perder, como não pode retrogradar.  Sua responsabilidade só começa no momento em que se desenvolve seu livre-arbítrio. Seu estado primitivo não é, pois, um estado de inocência inteligente e raciocinada. Consequentemente, o mal que fizer mais tarde, infringindo as leis de Deus, abusando das faculdades que lhe foram dadas, não é um retorno do Bem ao mal, mas, consequência do mau caminho por onde entrou. (RE) O livre arbítrio regula suas ações conforme um instinto, que se chama consciência, que lhe dá o poder de distinguir o Bem e o mal. Cada Espírito está destinado a atingir a mais alta perfeição. Para a atingir, deve adquirir todos os conhecimentos pelo estudo de todas as ciências, iniciar-se a todas as verdades, depurar-se pela prática de todas as virtudes. Como as qualidades superiores não se podem obter numa vida única, todos devem percorrer várias existências, a fim de adquirirem os diversos graus de saber A vida humana é a escola do aperfeiçoamento espiritual e uma série de provas. Por isso é que o Espírito deve conhecer todas as condições sociais e, em cada uma delas, aplicar-se em cumprir a Vontade Divina. O poder e a riqueza, como a pobreza e a humildade, são provas; dores, idiotia, demência, etc, são oportunidades de reabilitação pelo mal cometido em vida anterior.(RE)








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