Transtornos mentais
mantem-se em níveis crescentes no mundo contemporâneo. Quando do surgimento do
Espiritismo quando o assunto não era tão pesquisado quanto hoje – Freud acabava
de nascer -, Allan Kardec estabeleceu a diferença entre os de ordem física
e obsessiva. Hoje, a própria OMS –
Organização Mundial de Saúde já reconhece na sua Classificação Internacional de
Doenças uma diferença entre problemas de origem física e mental. Na sequência
três questões abrindo nosso entendimento sobre a contribuição da Doutrina
Espírita na avaliação da questão. 1 - Na REVISTA ESPÍRITA de dezembro de 1864, Allan Kardec escreve que
“sem o pensamento o Espírito não seria Espírito, sendo o atributo
característico do Ser Espiritual que, por sua vez, distingue o Espírito da
matéria”, acrescentando que Vontade “é o pensamento chegado a certo grau
de energia, é o pensamento transformado em força motriz”. Então o pensamento
não é uma reação fisiológica? O
pensamento não está no cérebro, como não está na caixa craniana. O
cérebro é o instrumento do pensamento, como o olho é o instrumento da visão, e
o crânio é a superfície sólida que se molda aos movimentos do instrumento. Se o
instrumento for danificado, não se dá a manifestação, exatamente como, quando
se perdeu um olho, não se pode mais ver. (RE;
7/1860) O pensamento é... preexistente
e sobrevivente ao organismo. Este ponto é capital. (RE;3/1867) força viva, em toda parte; atmosfera criadora
que envolve tudo e todos. (NL, 37) força criadora de nossa própria alma; a continuação de nós mesmos, através da qual,
atuamos no meio em que vivemos e agimos, estabelecendo o padrão de nossa
influência, no bem ou no mal. (L; 17) matéria,
a matéria mental, compondo maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos
achamos submersos”. (MM;4) fluxo energético do campo espiritual dos
seres criados, se graduando nos mais diferentes tipos de onda, passando pelas oscilações curtas, médias e longas em
que se exterioriza a mente humana, até as ondas fragmentárias dos animais, cuja
vida psíquica ainda em germe, somente arroja de si determinados pensamentos ou
raios descontínuos. (MM;4) vibração
e transmite-se por onda, que só excita as vibrações de ondas afins. (GS;145) 2 - Em mensagem reproduzida por Allan Kardec na REVISTA ESPÍRITA de fevereiro de 1867, assinada por entidade
identificada como Dr Morel Lavalee, entre outras coisas, ele afirma que “se, a
doença procede da mente, do Espírito, o perispírito e o corpo, postos
sob sua dependência, serão entravados em suas funções, e nem será cuidando de
um nem de outro que se fará desaparecer”.
Afinal o que é a Mente? As palavras Mente (latina); Psique (grega); Espírito
e Alma tem o mesmo significado. Mente x corpo físico são
indissociáveis. Como campo da consciência, a mente reflete a
personalidade e o estágio de evolução espiritual do indivíduo, podendo ser
analisada em dois níveis que atuam um
sobre o outro: consciente e inconsciente. Surgido simples e
ignorante, a experiência vai formando o conhecimento do Espírito, ou seja, o conhecimento é o produto das experiências
desenvolvidas pela individualidade (Espírito) nas sucessivas vivências seja no Mundo Físico, seja no Mundo
Espiritual. Tais experiências ficam registradas no nível
inconsciente da mente exercendo influência sobre o comportamento do indivíduo
expressando-se nas características da sua personalidade. Essa
dinâmica resulta na formação da Consciência,
núcleo da mente e atributo essencial do Espírito, sendo a consciência desperta, nivel de
desenvolvimento da consciência alcançado pelo Espírito ao longo desse processo,
refletindo seu estágio evolutivo. 3 - Onde se forma o
pensamento ? As fontes do pensamento procedem de
origens excessivamente complexas. E, nesse sentido, cada criatura humana,
nos serviços comuns, reflete o núcleo de vida invisível a que se encontra
ligada de mente e coração. Assim, as
esferas dos encarnados e desencarnados se interpenetram em toda a parte. (PC) Observa, pois, os próprios
impulsos. Desejando, sentes. Sentindo, pensas. Pensando,
realizas. Realizando, atrais. Atraindo, refletes. E
refletindo, estendes a própria influência, acrescida, dos fatores de indução do
grupo com que te afinas. O pensamento, é, portanto, nosso cartão de visita. (SM,2) Todo Espírito, na
condição evolutiva em que nos encontramos, é governado essencialmente por três
fatores específicos, ou, mais propriamente, a experiência (conjunto de
nossos próprios pensamentos); o estímulo (circunstância que nos impele a
pensar) e a inspiração (conjunto dos pensamentos alheios que aceitamos e
procuramos). (SM,38)
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