O professor José Benevides Cavalcante (FUNDAMENTOS DA DOUTRINAS ESPÍRITA, eme) esclarece a seguir duvida de um leitor. Será que vai
chegar um dia a Ciência vai reconhecer a existência de Deus? Talvez
estejamos caminhando para isso, mas acreditamos que essa possibilidade está num
futuro ainda remoto. Para isso, teríamos de ter uma completa reformulação da
ciência, que só o tempo será capaz de exigir, pois, além da experiência
histórica negativa que a Ciência teve com a religião, ainda temos muito que
melhorar espiritualmente para transformarmos a Ciência num instrumento efetivo
e exclusivo do bem. Contudo, precisamos fazer uma distinção entre a Ciência e o
cientista. Existem cientistas ateus e existem cientistas que acreditam em Deus.
Esse fato não impede que ambos trabalhem pela Ciência, porque a Ciência , em
si, não cogita de Deus; seu objeto é o estudo da matéria, das causas materiais
dos fenômenos físicos e não das razões por que o universo existe, ou se existe
ou não existe um princípio criador. Quando a Ciência surgiu, há cerca de 5
séculos passados, ela estava ligada à Religião, pois os próprios cientistas
eram religiosos. Galileu e Newton, por exemplo, expressões máximas desses
períodos, referiam-se a Deus em seus escritos e viam as leis do Universo como
leis de Deus. Mas nessa época, a Religião, representada pela Igreja Católica,
ainda era o conhecimento dominante no mundo e era ela que estabelecia o que
devia ser e o que não devia ser aceito pela ciência, segundo seus próprios
interesses. Por isso, muitos cientistas foram perseguidos, como o próprio
Galileu, e outros até sacrificados porque ousavam discordar da Igreja. Aos
poucos, os homens que pesquisavam a natureza e suas leis, foram percebendo que
o mais sensato seria desvincular por completo a Ciência da Religião, porque a
pesquisa dos fenômenos naturais não poderia depender simplesmente da fé, mas deviam
estar apoiados em fatos. E isso veio acontecendo, de tal forma, que no século
19 ( século em que surgiu o Espiritismo) já havia uma nítida separação entre a
verdade científica e a verdade religiosa. Quando o astrônomo e matemático
francês, Laplace, apresentou a Napoleão um modelo explicativo do movimento dos
astros, o Imperador lhe perguntou onde estava Deus na sua teoria e ele
respondeu dizendo que não foi preciso recorrer à essa hipótese. Estava, assim,
definitivamente rompida as relações entre o saber científico e a verdade
religiosa. Daí em diante, a Ciência voltou ao estudo do mundo material, sem
considerar ou se preocupar com a existência de Deus. Ela passou a se ocupar
exclusivamente do mundo visível, palpável, aquele que pode ser observado,
medido, calculado, experimentado. Seu objetivo passou a ser única e
exclusivamente a descoberta das leis que regulam os fenômenos da natureza -
como a chuva, o vento, os vulcões, as doenças, o movimento dos astros, etc.
Desse modo Deus não podia ser uma cogitação da Ciência materialista. Todavia, a
concepção de Deus continuava a ser objeto de interesse da Filosofia e da
Religião. A religião tratava Deus sob o ângulo da fé e a Filosofia cuidava de
Deus do ponto de vista do raciocínio. Allan Kardec, em suas obras, ainda faz
essa nítida distinção entre Ciência e Religião. Ele diz que a Ciência é o
estudo da matéria e que o Espiritismo é o estudo do Espírito e que, no futuro, haveria
uma forte ligação entre eles, porque um depende do outro, mas cada um
preservaria as suas próprias características. Para Kardec, o estudo do Espírito
deve ter realmente uma área própria, diferente da área de estudo da Ciência.
Entretanto, depois de Allan Kardec, alguns cientistas de renome – a exemplo do
químico inglês William Crookes, do médico francês Charles Richet e do físico
alemão Frederich Zöllner e muitos outros – resolveram estudar os fenômenos
mediúnicos à luz da Ciência e descobriram muitos fatos significativos,
acreditando que esses fenômenos também devem ser do interesse da Ciência; logo
a Ciência poderia pesquisar também o Espírito, já que os fenômenos de
materialização de Espíritos demonstram a existência de outros tipos de matéria,
que podem ser objeto de estudo da Física. Esses precursores do estudo científico
do Espírito embora, até hoje, não tenham
sido aceitos pela maioria dos pesquisadores por razões de preconceito -
contribuíram para a que se criasse uma área específica desses estudos, a
Parapsicologia, já no final do século 19, disciplina científica que tem seu próprio
campo de investigação. Diante disso, é possível que as pesquisas nesse campo -
ainda em fase embrionária - possam fazer com que o interesse pelo Espírito ganhe
corpo no meio científico já neste século. O Dr. Hernani Guimarães Andrade, pesquisador
espírita que tinha uma visão otimista a respeito disso. E nós, de nossa parte,
consideramos que o caminho para fazer com que a Ciência se interesse por Deus
seja o das pesquisas sobre a sobrevivência da alma, certamente. A aceitação de
que o Espírito humano sobrevive à morte é o maior passo para se chegar à
concepção de Deus. “Assevera Paulo refletidamente: “Porque noutro tempo éreis trevas,
mas agora sois luz do Senhor; andai como filhos da luz.” Raras pessoas
conseguirão afirmar que desconhecem.
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