Estudiosos do Espiritismo no
século 20 perceberam a relação entre a educação e a Evolução do Ser.
Consideraram que a simples educação formal ajuda a desenvolver a inteligência
sendo preciso considerar o procedimento de forma mais ampla: a educação
integral. Na sequencia alguns elementos para entendermos porque e como. O que vem a ser Educação Integral? Atividade meio – ou
fim - dos ciclos evolutivos capazes de conduzir a individualidade ou Espírito
na direção da conquista da felicidade e paz, ou progresso pleno. Principia no reconhecimento do Ser como
Espírito, imortal, preexistente e sobrevivente a caminho da perfeição através
de reencarnações sucessivas na condição humana, controlado pela Lei de Causa e
Efeito cujo mecanismo e conceito funcionando adentro de si mesmo, vai se
ampliando à medida que o grau de inteligência e consciência se desenvolvem. Pode ser considerada sob dois ângulos: do
indivíduo que se compenetra dessa realidade e daquele que tem sob sua
responsabilidade outros Espíritos na condição de tutelados com o nome de
filhos. Por que e como buscar a Educação Integral? O
homem quintessencia o Espírito pelo trabalho e não é, senão pelo trabalho do
corpo que o Espírito adquire conhecimentos.(Prol). O conhecimento de si mesmo
é, portanto, a chave do progresso individual. Mas,
direis, como há de alguém julgar-se a si mesmo? Não está aí a ilusão do
amor-próprio para atenuar as faltas e torná-las desculpáveis? O avarento se
considera apenas econômico e previdente; o orgulhoso julga que em si só há
dignidade. Isto
é muito real, mas tendes um meio de verificação que não pode iludir-vos. Quando
estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, inquiri como a
qualificaríeis, se praticada por outra pessoa. Se a censurais n’outrem, não a podereis
ter por legítima quando fordes o seu autor, pois que Deus não usa de duas
medidas na aplicação de sua Justiça. (LE, 919) Esse
procedimento bastaria? Procurai também saber o que dela pensam vossos
semelhantes e não desprezeis a opinião dos vossos inimigos, porquanto esses
nenhum interesse têm em mascarar a verdade e Deus muitas vezes os coloca ao
vosso lado como um espelho, a fim de que sejais advertidos com mais franqueza
do que o faria um amigo. Investigue, conseguintemente, sua consciência aquele que se sinta possuído
do desejo sério de melhorar-se, a fim de extirpar de si os maus pendores, como
do seu jardim arranca as ervas daninhas; dê balanço no seu dia moral para, a
exemplo do comerciante, avaliar suas perdas e lucros e vos asseguro que a conta
destes será mais avultada que a daquelas. Se puder dizer que foi bom o seu dia,
poderá dormir em paz e aguardar sem receio o despertar na outra vida. (LE, 919) Considerando ser a evolução espiritual consequência da
educação do Espírito percebe-se que após a ascensão do Princípio Inteligente à
condição humana ele vai como que sendo empurrado pelas circunstâncias. Em que
ponto a Individualidade começa a agir conscientemente no seu processe
evolutivo? O Espírito fica num estado inconsciente durante numerosas
encarnações; a luz da inteligência não se faz senão aos poucos e a responsabilidade
real só começa quando o Espírito age livremente e com conhecimento de causa.
(RE, 1864) Não é nem após a primeira, nem à
segunda encarnação que a alma tem consciência bastante nítida de si mesma, para
ser responsável por seus atos, talvez só após a centésima ou milésima. Durante longos
períodos o Espírito encarnado é submetido a influência exclusiva dos instintos
de conservação; pouco a pouco se transformam em instintos inteligentes ou,
melhor dito, se equilibram com a inteligência; mais tarde, e sempre
gradativamente, a inteligência domina os instintos. Só então começa a séria
responsabilidade. A responsabilidade cresce em
razão do desenvolvimento da inteligência. No
ponto em que estamos, a inteligência está bastante desenvolvida para permitir
ao homem julgar sadiamente o Bem e o mal; e é também deste ponto que a sua
responsabilidade é mais seriamente empenhada. (RE)
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