Vivemos como expresso na letra de uma canção num mar de vibrações. A própria
Teoria da Cordas e suas evoluções parte desse princípio para explicar os
chamados Universos Paralelos. Na sequência apresentamos alguns elementos para reflexões sobre o tema Fluidos
sobre o qual o Espiritismo tem importante contribuição a oferecer. 1- Existe relação entre o Mesmerismo e o Espiritismo? Trinta anos antes de deparar-se com os
fenômenos provocados por Espíritos desencarnados que descobriu possíveis graças
ao que ele denominou mediunidade – segundo ele uma faculdade orgânica - o intelectual, pesquisador e educador Hipollite
Léon Denizard Rivail recém-chegado a Paris, passou a observar os trabalhos em
torno das teses do médico alemão Franz Anton Mesmer desenvolvidas a partir da
descoberta em 1773 do chamado MAGNETISMO ANIMAL, possível graças a um fluido
emanado do corpo humano denominado por ele fluido magnético ou fluido elétrico
animalizado. Isso, conforme escreveu
quando do lançamento da REVISTA ESPÍRITA, levou-o
a concluir que “o Magnetismo preparou o caminho do Espiritismo, e o rápido
progresso desta última doutrina se deve, incontestavelmente, à vulgarização das
ideias sobre a primeira. Dos fenômenos magnéticos, do sonambulismo e do êxtase
às manifestações espíritas não há mais que um passo; tal é a sua conexão que,
por assim dizer, torna-se impossível falar de um sem falar do outro. Se
tivéssemos que ficar fora da ciência magnética, nosso quadro seria incompleto e
poderíamos ser comparados a um professor de física que se abstivesse de falar
da luz”. 2- Como Allan Kardec associou
esses conhecimentos ao Espiritismo? Enquanto Mesmer fundamenta-se na visão fisiológica do corpo humano,
Allan Kardec afirmou a existência não apenas do Espirito, mas também de um
corpo intermediário por ele denominado Perispírito que interliga as duas estruturas, a material
e a espiritual. Assevera que “o Espírito quer, o períspirito transmite e o
corpo executa”. Explica que, os órgãos do corpo físico estão impregnados de
fluido vital que dá a todas as partes do organismo uma atividade que lhes
permite comunicarem entre si, no caso de lesões, e restabelecerem funções
momentaneamente suspensas, afirmando ainda : 1- a quantidade de fluido vital não é a mesma
em todos os seres orgânicos, variando segundo as espécies; 2- não é constante
no mesmo indivíduo, nem nos mesmos indivíduos da mesma espécie; 3- alguns
indivíduos estão, por assim dizer, saturados de fluido vital, enquanto outros o
possuem apenas em quantidade suficiente, o que explica atividade e energia mais
abundante observada em alguns; 4- a quantidade de fluido vital se esgota,
impossibilitando até a manutenção da vida se não for renovada pela absorção e
assimilação de substâncias que o contém; 5- que o fluido vital se transmite de
um indivíduo a outro, possibilitando que o que o tem em maior quantidade dá-lo
ao que tem menos e, em certos casos, fazer voltar uma vida prestes a
extinguir-se. Conforme resposta registrada n’ O LIVRO
DOS ESPÍRITOS, o fluido vital é a origem
do fluido magnético ou elétrico animalizado. 3- A visão do Espiritismo não
consiste apenas numa explicação mais objetiva da oferecida por Mesmer? Apenas
no que tange ao Fluido emanado pelo corpo físico. Afirma que o Corpo Espiritual
ou Perispírito também emana um fluido denominado por ele Fluido Perispiritual. Considera
que suas propriedades podem dar uma ideia de como age. Diz, por exemplo, ser
ele matéria e veículo do pensamento, sensações e percepções do Espírito, que,
com seu grau de depuração e elevação, determina o poder de tal fluido.
Acrescenta que o Fluido Perispiritual não é o pensamento do Espírito, mas
agente e intermediário desse pensamento. Por transmiti-lo, dele está, de certo
modo, impregnado e, na impossibilidade em que nos achamos de isolar o
pensamento, ele parece ser um com o fluido, assim como o som parece ser um com
o ar.
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