Estudando O LIVRO DOS ESPÍRITOS e a obra de
André Luiz através de Chico Xavier deduz-se que o trabalho da evolução fez com
que a longa viagem do Princípio Inteligente fosse conquistando e desenvolvendo
atributos sobre a base da Memória a partir do acesso ao Pensamento
Contínuo permitindo o surgimento do Espírito (questão 607) e o inicio da fase
de Humanidade ou Humanização. Atributos potenciais foram se ampliando como a Inteligência,
Consciência, Vontade, Livre Arbítrio, organizando o Corpo Mental que
formatará os Corpos Espirituais sintetizados no Perispírito. Dentre eles, a
Consciência que carrega em si potencialmente inscritas as Leis De Deus cuja ampliação gradualmente dilatam o mecanismo de Ação e Reação (karma) corrigindo as distorções resultantes das ações assumidas pela criatura na sua
relação consigo mesma, com o próximo, com a vida, enfim. Na sequência algumas
respostas que o Espiritismo dá sobre o tema Personalidade Humana, a mascara que
se forma a cada identidade recebida pelo Ser a cada nova reencarnação na direção
do Progresso ou Evolução individual como exposto no vídeo PERSONALIDADE – AS RESPOSTAS
QUE O ESPIRITSMO DÁ publicado
no YOUTUBE. 1-O Espiritismo afirma ser a destinação do Espírito sua
evolução que, na condição humana, caracteriza-se pela capacidade do pensamento
contínuo como consequência da “individualização do princípio inteligente” que,
por sua vez, teria desenvolvido suas potencialidades nas variadas formas e espécies
dos Reinos mineral, vegetal, animal irracional inferior/superior, estando
atualmente na condição do animal racional ou humana. Quando e como teria se iniciado
essa caminhada evolutiva? O Espírito está em sua origem, num
estado de nulidade moral e intelectual, como a criança que acaba de nascer.(RE) Semelhante
ao estado de infância na vida corpórea. Essa
caminhada é cumprida numa série de existências que precedem o período chamado
Humanidade (LE) que, não tem na Terra o ponto de partida
da primeira encarnação humana, começando, em geral, nos mundos ainda mais
inferiores, não sendo, porém, regra absoluta, podendo, ocorrer como exceção.(LE) A Terra oferece um vasto campo de progresso,
por reunir variados graus de inteligência e moralidade, desde a selvageria
própria do animal até a Civilização mais adiantada(G) A faculdade dominante no estado selvagem é o
instinto, o que não o impede de agir com inteira liberdade em certas coisas,
liberdade que se desenvolve com a inteligência (LE) Suas
predisposições instintivas são as de antes da sua encarnação, podendo impeli-lo
a atos repreensíveis, no que será secundado por Espíritos simpáticos a essas
disposições (LE) Sua inteligência apenas desabrocha; ela
ensaia para a vida..(LE). 2- Esse
processo se dá todo na Terra? A
Terra já foi, mas não é mais, um mundo primitivo; os mais atrasados seres
humanos encontrados em sua superfície já se despojaram das primeiras fraldas da
encarnação e os nossos selvagens estão em progresso, comparativamente ao que
eram antes que seu Espírito viesse encarnar neste Globo. Que se julgue agora o número de existências
necessárias a esses selvagens para transpor todos os degraus que os separam da
mais adiantada Civilização; todos esses degraus intermediários se acham na
Terra sem solução de continuidade e se pode segui-los observando as nuances que
distinguem os diferentes povos. Nossas
imperfeições são o único obstáculo à nossa felicidade futura; portanto,
estudemo-nos, a fim de nos aperfeiçoarmos. No ponto em que estamos a
inteligência está bastante desenvolvida para permitir ao homem julgar
sensatamente o bem e o mal, e é também deste ponto que a sua responsabilidade é
mais seriamente empenhada, já que não mais se pode dizer o que dizia Jesus: “Perdoai-lhes,
Senhor, porque não sabem o que fazem. (RE) 3- Em que momento o Espírito começa a interferir conscientemente
nos seus programas reencarnatórios? Não é nem após a primeira,
nem à segunda encarnação que a alma tem consciência bastante nítida de si
mesma, para ser responsável por seus atos, talvez só após a centésima ou
milésima. A responsabilidade cresce em
razão do desenvolvimento da inteligência.
Durante longos períodos o Espírito encarnado é submetido a influência
exclusiva dos instintos de conservação; pouco a pouco se transformam em instintos
inteligentes ou, melhor dito, se equilibram com a inteligência; mais tarde, e
sempre gradativamente, a inteligência domina os instintos. Só então começa a séria responsabilidade. O
Espírito fica num estado inconsciente durante numerosas encarnações; a luz da
inteligência não se faz senão aos poucos e a responsabilidade real só começa
quando o Espírito age livremente e com conhecimento de causa. (RE) (L
= 25/28 E/C - 43/46 (XIX
- 60/65 (XX)
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