A maioria dos seres humanos
ignora, mas, como explicado e provado pelas pesquisas desenvolvidas por Allan
Kardec, “muitas das situações observadas nos comportamentos da criatura humana
tem sua fonte na reação incessante que existe entre o Mundo Visível e o
Invisível, que nos cerca, e em cujo meio vivemos, isto é, entre os homens e os
Espíritos, que não passam de almas dos que viveram e entre os quis há bons e
maus. Esta reação é uma das forças, uma das leis da natureza, e produz uma
porção de fenômenos psicológicos e morais incompreendidos, porque a causa era
desconhecida. O Espiritismo nos deu a conhecer esta lei, e, desde que os
efeitos são submetidos a uma lei da natureza, nada tem de sobrenatural. Vivendo no meio desse mundo,
que não é tão imaterial quanto o imaginam, uma vez que esses seres, embora
invisíveis, tem corpos fluídicos semelhantes aos nossos, nós sentimos sua
influência. A dos bons
Espíritos é salutar e benéfica; a dos maus é perniciosa como o contato das
criaturas perversas na sociedade”.
Em artigo com que abre a edição de janeiro de 1863, da REVISTA ESPÍRITA, Allan Kardec esclarece
como é possível aos Espíritos desencarnados exercer influência sobre o
indivíduo, sem que este tenha consciência disso ou seja médium desenvolvido.
Explica ele: - “Pela natureza fluídica e expansiva do períspirito (corpo espiritual), Espírito atinge o indivíduo sobre o qual quer agir,
rodeia-o, envolve-o, penetra-o e o magnetiza. O homem que vive em meio ao Mundo
Invisível está incessantemente submetido a essas influências, do mesmo modo que
às da atmosfera que respira. Elas se traduzem por efeitos morais e
fisiológicos, dos quais não se dá conta e que, frequentemente, atribui a causas
inteiramente contrárias. Essa influência difere, naturalmente, segundo as boas
ou más qualidades do Espírito. Se ele for bom e benevolente, a influência será
agradável e salutar; é como as carícias de uma terna mãe, que toma o filho nos
braços. Se for mau e perverso, será dura, penosa, de ânsia e por vezes
perversa: não abraça, constringe. Vivemos num oceano fluídico, incessantemente
a braços com correntes contrárias, que atraímos, ou repelimos, e às quais nos
abandonamos, conforme nossas qualidades pessoais, mas em cujo meio o homem
sempre conserva seu livre arbítrio, atributo essencial de sua natureza, em
virtude do qual pode sempre escolher o caminho. Como se vê, isto é inteiramente
independente da faculdade mediúnica, tal qual esta é vulgarmente compreendida.
Estando a ação do Mundo Invisível na ordem das coisas naturais, ela se exerce
sobre o homem, independentemente de qualquer conhecimento espírita. Estamos a
elas submetidos como o estamos à ação da eletricidade atmosférica, mesmo sem
saber física, como ficamos doentes, sem conhecer Medicina. Ora, assim como a
física nos ensina a causa de certos fenômenos e a Medicina a de certas doenças,
o estudo da ciência espírita nos ensina a dos fenômenos devidos às influências
ocultas do Mundo Invisível e nos explica o que, sem isto, parecerá
inexplicável. A mediunidade é o meio direto de observação. O médium –
permitam-nos a comparação – é o instrumento de laboratório pelo qual a ação do
Mundo Invisível se traduz de maneira patente. E, pela facilidade oferecida de
repetição de experiências, permite-nos estudar o modo e as nuanças desta ação.
Destes estudos e observações nasceu a ciência espírita. Todo indivíduo que,
desta ou daquela maneira, sofre a influência dos Espíritos, é, por isto mesmo,
médium. Por isso mesmo pode dizer-se que todo o mundo é médium. Mas é pela
mediunidade efetiva, consciente e facultativa, que se chegou a constatar a
existência do Mundo Invisível e, pela diversidade das manifestações obtidas ou
provocadas, que foi possível esclarecer a qualidade dos seres que o compõem e o
papel que representam na natureza. O médium fez pelo Mundo Invisível o mesmo
que o microscópio pelo mundo dos infinitamente pequenos. É, pois, uma força
nova, uma nova energia, uma nova lei, numa palavra, que nos foi revelada. É
realmente inconcebível que a incredulidade repila mesmo a ideia, por isso que
esta ideia supõe em nós uma alma, um princípio inteligente que sobrevivem ao
corpo. Se se tratasse da descoberta de uma substância material e não
inteligente, seria aceita sem dificuldade. Mas uma ação inteligente fora do
homem é para eles superstição. Se, da observação dos fatos produzidos pela
mediunidade, remontarmos aos fatos gerais, poderemos, pela similitude dos
efeitos, concluir pela similitude das causa”.
Será que os problemas que o povo brasileiro está vivendo hoje, com tanta violência e corrupção, é um carma da população pelos males do passado? (Roberto Silva)
Como
você sabe, Roberto, o que podemos chamar expiação individual e expiação coletiva?
No Espiritismo, isso que é chamado de carma preferimos chamar de expiação.
Expiação, para o entendimento de todos, é o sofrimento que decorre dos erros.
Toda vez que erramos, colhemos – em seguida ou mais na frente, ou bem mais na
frente – as consequências. É a lei da
vida. Se essa lei vale para os atos que praticamos hoje – com os pequenos erros
do dia a dia - também é válida para os
grandes erros que cometemos em encarnações anteriores. A diferença está no
tempo que decorre entre o cometimento do erro e seus efeitos.
Se
cada um de nós sofre as consequências dos próprios erros, família, a
comunidade, o povo, a nação também sofrem, porque se existem erros individuais,
também existem erros da coletividade. Cada um de nós, Espíritos integrantes de
um grupo social, querendo ou não, tem participação nos erros que a sociedade
comete. Por exemplo, os preconceitos. A sociedade tem seus preconceitos e,
muitas vezes, embarcamos nesses preconceitos, alimentando sentimentos de
superioridade em relação a outros que são diferentes de nós. Logo, respiramos e
alimentamos os preconceitos da sociedade, de modo que, mais cedo ou mais tarde,
teremos que responder por isso, juntamente com os outros. É o que chamamos de
expiação coletiva.
Essa resposta da lei divina tem dois lados: o
individual e o social. Cada um responde pelo que faz e a sociedade, como um
todo, também responde pelo mal que causa. Nesse sentido, você tem razão. Aquilo
que a sociedade brasileira semeou no passado tem repercussão no presente, até
porque não estamos aqui pela primeira vez, já fizemos parte desta sociedade, já
cometemos nossos erros ( ou por iniciativa própria, ou participando de uma ação de família ou de uma ação da própria sociedade),
de modo que a resposta da natureza vem, mais cedo ou mais tarde, para nos cobrar.
Um erro dos mais graves no passado da
sociedade brasileira foi a escravidão. Então, perguntamos, quantos de nós não
estamos envolvidos nesse erro, direta ou indiretamente? Quem pode nos garantir
que não ajudamos a promover o regime escravocrata que hoje condenamos; e,
indiretamente, será que não usufruímos
dessa forma degradante e cruel de tratar as pessoas, só para levarmos vantagem?.
Mas, não é só: e os roubos? E os assassinatos? E a corrupção? E a degradação
moral que existiu no passado desta nação, onde diretamente ou indiretamente
poderíamos estar envolvidos? Tudo isso é levado em conta, tudo tem um peso na
caminha da espiritual dos Espíritos e da própria nação brasileira.
Evidentemente, na Lei Divina, nada acontece
por acaso. Contudo, não podemos justificar o que está acontecendo hoje nosso
país. Se erramos, somos convocados a consertar no presente o estrago que
fizemos no passado. Muitos de nós, com certeza a maioria dos brasileiros, já
superamos a fase da pirataria e da exploração, da desonestidade e da corrupção
e, agora, aqui estamos para ajudar a contê-las, porque infelizmente elas não
desapareceram. Desse modo, são os cidadãos de bem que têm a missão de ajudar o
país a se equilibrar moralmente.
Desse
modo, o sofrimento da sociedade não acontece apenas porque ela é devedora do
passado, mas para que ela acorde para a necessidade da reedificação de seu
edifício moral, que está em ruínas. Este é o nosso papel, Roberto – de cada
cidadão brasileiro - compreendendo que violência e corrupção, pobreza e
ignorância, não são exclusivos do Brasil. Em muitas partes do mundo ainda existem
situações mais complicadas do que a nossa. Façamos a nossa parte, mas façamo-la
bem feito, dando o melhor de nós.
Jamais
compactuemos com as coisas erradas, com as condutas incompatíveis com a moral
ensinada por Jesus. Procuremos colaborar, sobretudo, com a nossa participação
construtiva no dia a dia de nossa vida – a começar do ambiente da família e do
trabalho . Não podemos nos impressionar com a dimensão do problema, mas devemos
fazer o que está ao nosso alcance, sem jamais nos omitirmos.
Sendo
um bom cidadão, sendo um bom brasileiro, sendo um homem de bem e nos integrando numa ação
social construtiva, cada um de nós pode contribuir para o reerguimento moral do
país. É das pequenas sementes que surge a floresta, é dos pequenos atos que a
sociedade aos poucos vai tomando consciência de seu papel e de sua
responsabilidade, no cumprimento daquele grande assertiva de Jesus, quando
disse: “amai-vos uns aos outros”. Quando os bons assumirem o comando das
realizações– como disseram os Espíritos a Kardec – o mundo vai começar a tomar
um novo rumo, porque na Lei de Deus o Bem é que deve prevalecer.
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