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sexta-feira, 13 de novembro de 2020

NADA DE NOVO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 “O Espírito André Luiz considera que, excetuando-se determinados casos de mortes em acidentes e outros casos excepcionais, em que a criatura necessita daquela provação, ou seja, o sofrimento intenso no momento da morte, esta de um modo geral não traz dor alguma porque a demasiada concentração do dióxido de carbono no organismo determina anestesia do sistema nervoso central. Explica que o fenômeno da concentração do gás carbônico alteia o teor da anestesia do sistema nervoso central provocando um fenômeno que eles chamam de acidose. Com a acidose vem a insensibilidade e a criatura não tem estes fenômenos de sofrimento que imaginamos”. Embora a resposta tenha sido dada pelo médium Chico Xavier em esclarecedora entrevista quando da realização da pioneira cirurgia de transplante de coração realizada em 1968, no Brasil, certamente pode servir para avaliarmos a questão da cremação introduzida no lado Ocidental da Terra, através da Europa, no início do século 20, visto que na milenar e Oriental Índia faz parte das tradições do Bramanismo, atual Hinduísmo. Consultado em 1935 sobre o assunto, o Espírito Emmanuel, esclareceu, contudo, que a mesma “nunca deverá ser levada a efeito antes do prazo de 50 horas após o desenlace”, considerando que “a cremação imediata ao chamado instante da morte é, portanto, nociva e desumana”. Compreende-se porque através da explicação de Allan Kardec sobre experiência da morte: -“Por ocasião da morte corpórea, o Espírito, entra em perturbação, e, perde a consciência de si mesmo, de sorte que jamais testemunha o último suspiro do seu corpo. Pouco a pouco a perturbação se dissipa e o Espírito se recobra, como um homem que desperta de profundo sono. Sua primeira sensação é a de estar livre do fardo carnal; segue-se o espanto, ao reparar no novo meio em que se encontra. Acha-se na situação de um a quem se cloroformiza para uma amputação e que, ainda adormecido, é levado para outro lugar. Ao acordar, ele se sente livre do membro que o fazia sofrer; muitas vezes, procura-o, surpreendido de não mais o possuir. Do mesmo modo, o Espírito, no primeiro momento, procura o corpo que tinha; descobre-o a seu lado; reconhece que é o seu e espanta-se de estar dele separado e só gradativamente se apercebe da sua nova situação. Neste fenômeno, apenas se operou uma mudança de situação material. Quanto ao moral, o Espírito é exatamente o que era algumas horas antes; por nenhuma modificação sensível passou; suas faculdades, suas ideias, seus gostos, seus pendores, seu caráter são os mesmos e as transformações que possa experimentar só gradativamente se operarão, pela influência do que o cerca. Em resumo, unicamente para o corpo houve morte; para o Espírito, apenas sono houve”. A reação diante do fato, porém, depende de cada um. O Espírito Irmão X, através do próprio Chico Xavier pondera: -“Morrer não é libertar-se facilmente. Para quem varou a existência na Terra, entre abstinências e sacrifícios, a arte de dizer adeus é alguma coisa da felicidade ansiosamente saboreada pelo Espírito, mas para o comum dos mortais, afeitos aos “comes e bebes” de cada dia, para os senhores da posse física, para os campeões de conforto material e para os exemplares felizes do prazer humano, na mocidade ou na madureza, a cadaverização não é serviço de algumas horas. Demanda tempo, esforço, auxílio e boa vontade”. No mesmo texto, indaga: -“Não seria justo conferir pelo menos três dias de preparação e refazimento ao peregrino das sombras para a desistência voluntária dos enigmas que o afligem na retaguarda?”. O extraordinário acervo constituído de mensagens-depoimento psicografadas pelo famoso médium demonstra a utilidade dessa precaução, prevista, por sinal, na legislação brasileira. De qualquer forma, oportuno considerarmos o comentário do Espírito Emmanuel: -“Mesmo que a separação entre o Espírito e o corpo não se tenha completado, a Espiritualidade dispõe de recursos para impedir impressões penosas e sofrimentos...”.


– Um leitor, que se identificou como Alfa de Ômega, ,manda-nos um e-mail  com a seguinte colocação sobre a existência de Deus. “Com todo respeito, eu pergunto: Supondo que Deus existe de fato, quem criou Deus?”

 “Considerando que a matéria existe e que a crença na matéria não é um problema pra ninguém, perguntamos: quem criou a matéria? Poderia a matéria fazer-se por si mesma? Neste caso, mesmo que o ponto de partida tenha sido a famigerada explosão, o Big Bang, perguntaríamos: o que realmente explodiu e o que deu origem a essa explosão?  Veja que é um beco sem saída; ainda não temos condições intelectuais de entender nem mesmo a origem da matéria... e já queremos entender Deus.

 Mas, se você abrir O LIVRO DOS ESPÍRITOS, logo no capítulo I ,  vai se deparar com este tema: “Deus e o Infinito”. Observe que essa obra foi lançada há 163 anos atrás e não neste século. Naquela época, o que a ciência sabia sobre o universo era bem menos que sabe hoje. Não existia a Física Quântica. Aliás, nem se conhecia nada sobre a estrutura atômica. Allan Kardec, no entanto, sem noção do acontecia na intimidade da matéria, aventava a hipótese de que a matéria não é tão sólida como se pensa. Isso ele percebeu por causa da facilidade com que o Espírito podia atravessar uma parede.

 Essa colocação está no livro A GÊNESE, OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITSMO, onde ele conclui que deve existir mais espaço vazio na matéria do que preenchido, realidade que só passou a ser conhecida cientificamente muitos anos depois, a partir de  1897, quando Thompson descobriu o  elétron, o que lhe valeu o Prêmio Nobel de Física em 1906. Assim, do mesmo modo que a nossa acanhada concepção de Deus só pode ser deduzida pelo raciocínio, a  partir da observação do mundo, Kardec recorreu à filosofia para dizer que é absurdo não conceber a sua existência a partir do pensamento lógico..

Dizendo que a prova da existência de Deus está na existência do mundo material, como a do autor em relação à sua obra, ele nos guia o pensamento da seguinte forma. Se Deus não existisse, teríamos que atribuir a existência da matéria ao acaso. Ora, o acaso – como o próprio nome está dizendo – não tem nenhuma inteligência e, portanto, nenhuma explicação lógica, simplesmente porque não existem leis que o regulam. Se tudo no universo – desde o infinitamente pequeno como o átomo, até o infinitamente grande como as bilhões de galáxias do espaço sideral -  está regido por leis e tem explicação lógica, a causa de tudo que existe só pode ser de uma inteligência perfeita..

Desse encadeamento de raciocínios, os Espíritos dizem a Kardec que, portanto, existe uma inteligência suprema que está atrás de todos os fenômenos que ocorrem no universo, desde o microcosmos até o macrocosmos - e essa Inteligência Suprema – causa primária de todas as coisas – é Deus. Questão numero 1 de O LIVRO DOS ESPÍRITOS.

 Se Deus é a Perfeição – portanto, causa e finalidade de tudo que existe, inclusive de si mesmo, não há espaço para questionar sua origem, posto que, se tivesse origem ou se dependesse de uma causa anterior para existir, não seria perfeito e, portanto, não seria Deus.  O filósofo, Immanuel Kant (1724/1804), para fugir à crença cega que imperava no meio religioso, propôs a comprovação da existência de Deus através do seguinte silogismo:  Se o Ser Perfeito é aquele que possui todas as perfeições  e se a existência é uma perfeição, o Ser Perfeito existe. Pense nisso.

















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