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terça-feira, 3 de novembro de 2020

SEXTO SENTIDO: O SENTIDO ESPIRITUAL; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

Três anos após suas interessantes reflexões sobre o sexto sentido presente nas criaturas humanas ser o sentido espiritual, Allan Kardec voltaria ao assunto na edição de julho de 1867 da REVISTA ESPÍRITA. Atendia a questionamento de um médico chamado Charles Grégory, fervoroso adepto do Espiritismo que também oferecia sua opinião sobre artigo do editor da publicação incluído na edição de março passado intitulado A Homeopatia Nas Moléstias Morais. Grégory questionava Allan Kardec sobre intrigante informação do Espírito Erasto em comunicação mediúnica, afirmando ter o homem mais dois sentidos além dos cinco conhecidos (audição, visão, paladar, olfato e tato), chamando-os de sentido sonambúlico e o sentido mediúnico. O médico observa que “estes dois últimos não existem senão por exceção, bastante desenvolvidos nalgumas naturezas privilegiadas, caso existam em todo homem em estado rudimentar, acrescentando que, por convicção adquirida por várias observações e por uma experiência bastante longa dos poderes homeopáticos, as duas admiráveis faculdades poderiam se desenvolver através do uso de alguns medicamentos bem escolhidos, tomados por longo tempo”. Opina Kardec: -“Seria erro considerar o sonambulismo e a mediunidade como o produto de dois sentidos diferentes, por isso que não passam de dois efeitos resultantes de uma mesma causa. Essa dupla faculdade é um dos atributos da alma e tem por órgão o períspirito, cuja radiação transporta a percepção além dos limites da ação e dos sentidos materiais. A bem dizer é o sexto sentido, que é designado sob o nome de sentido espiritual. O sonambulismo e a mediunidade são duas variedades da atividade desse sentido que, como se sabe, apresentam inúmeras nuanças e constituem aptidões especiais. Fora destas duas faculdades, mais admiráveis porque mais aparentes, seria erro crer que o sentido espiritual não exista senão em estado rudimentar. Como os outros sentidos, é mais ou menos desenvolvido, mais ou menos sutil, conforme os indivíduos, mas todo o mundo o possui, e não é o que presta menos serviços, pela natureza todas especial das percepções das quais é a fonte. Longe de ser a regra, sua atrofia é a exceção, e pode ser considerada como uma enfermidade, assim como a ausência da vista e da audição. É por este sentido que recebemos os eflúvios fluídicos dos Espíritos, que nos inspiramos – independente da nossa vontade, em seus pressentimentos e a intuição das coisas futuras ou ausentes, que se exercem a fascinação, a ação magnética inconsciente e involuntária, a penetração dos pensamentos, etc. Essas percepções são dadas ao homem pela Providencia, assim como a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato, para a sua conservação. São fenômenos muito comuns, que ele apenas nota pelo hábito que tem de os experimentar, e dos quais se deu conta até hoje, devido à sua ignorância das leis do princípio espiritual, da própria negação, nalguns, da existência deste princípio. Mas, que quer que leve sua atenção para os efeitos que acabamos de citar, e sobre muitos outros da mesma natureza, reconhecerá quanto eles são frequentes e como são completamente independentes das sensações percebidas pelos órgãos do corpo. A vista espiritual (vidência), vulgarmente chamada dupla vista ou segunda vista, é um fenômeno menos raro que se pensa; muitas pessoas tem esta faculdade sem o suspeitar; apenas é mais ou menos acentuada, e é fácil certificar-se que ela é estranha aos órgãos da visão, pois que se exerce sem o concurso destes órgãos e mesmo os cegos a possuem. Existe em certas pessoas no mais perfeito estado normal, sem o menor traço aparente de sono nem de estado extático. Conhecemos em Paris uma senhora na qual ela é permanente, e, tão natural quanto a visão comum; ela vê sem esforço e sem concentração o caráter, os hábitos, os antecedentes de quem quer que aproxime; descreve as doenças e prescreve tratamentos eficazes com mais facilidade que muitos sonâmbulos comuns; basta pensar em uma pessoa ausente para que a veja e a designe. Um dia, estávamos na casa dela, e vimos passar na rua alguém com quem temos relações, e que ela jamais tinha visto. Sem ser provocada por qualquer pergunta, fez-lhe o mais exato retrato moral e nos deu a seu respeito conselhos muito prudentes. Entretanto essa senhora não é sonâmbula: fala do que vê, como falaria de qualquer outra coisa, sem se perturbar nas suas ocupações. É médium? Ela mesma nada sabe a respeito, porque até a pouco nem mesmo conhecia de nome o Espiritismo. Assim, nela essa faculdade é tão natural e tão espontânea quanto possível. Como percebe ela senão pelo sentido espiritual?”.



Antonio Carlos Ioppe, pergunta: O que o Espiritismo acha da vida extraterrestre?

 Antonio Carlos,  a princípio, a existência de seres em outros mundos é uma crença pacífica no Espiritismo. Não teríamos como explicar nem  a evolução espiritual e nem tampouco a lei da reencarnação, sem conceber que a existência de vida inteligente não está restrita à Terra. Aliás, a existência de vida extraterrestre é, hoje, uma idéia universal, até porque, seria um absurdo matemático acreditar que nosso pequenino mundo, entre infinitos que viajam pelo cosmos, teria o privilégio de abrigar as únicas inteligências do universo.

 O que norteia a fé espírita é a razão. Isso quer dizer, em termos mais diretos, que o primeiro passo para se aceitar uma determinada verdade é que essa verdade seja racional, lógica, compreensível. Aliás este é um princípio tanto da filosofia quanto da ciência. Um segundo ponto importante no pensamento espírita é considerar que é impossível ao ser humano abarcar toda a verdade; ele vai conquistando a verdade aos poucos, de acordo com sua evolução intelectual e moral, como a própria história da humanidade vem comprovando.

 Todavia, os Espíritos Superiores – que talvez pudessem nos adiantar alguma informação sobre vida fora da Terra – não o fazem, pois eles aguardam que o homem descubra essa verdade por si mesmo, usando de seus próprios esforços para poder evoluir. Primeiro, porque a evolução só acontece através de seu esforço e, em segundo lugar, porque cada verdade vem a seu tempo.

 Isso significa, em última instância que, em termos de conhecimento, estamos exatamente onde deveríamos estar.  Significa também que, em termos de desvendar vida fora da Terra, será a ciência e não o Espiritismo a trazer informações seguras, como afirmam os Espíritos em O LIVRO DOS MÉDIUNS.

 Contudo, Espíritos menos esclarecidos – tão ou mais inferiores do que nós – podem fazer revelações. Nós que não podemos simples aceitar como verdade todos as informações, mesmo que venham através de médiuns. Como dissemos, o Espiritismo insiste em afirmar que toda e qualquer revelação deve passar pelo crivo da razão e do bom senso. Logo, o mais prudente é ouvir, analisar e concluir pelo uso da razão, enquanto a ciência e a tecnologia não puderem obter comprovação direta respeito.

 Mas, voltando à idéia inicialm  queremos afirmar que a reencarnação dos Espíritos não se dá apenas na Terra. Ela acontece nos mais diferentes mundos. Cada Espírito reencarna no mundo que está de acordo com seu grau de evolução.  Assim, um Espírito primitivo não teria como se adaptar ao nosso estilo de vida e os muito adiantados, mesmo vindo em missão, encontram dificuldade de se adequar aos nossos valores e à nossa sociedade.
















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