Em uma reunião de estudos do centro, um dos presentes levantou a
seguinte questão: “Espírito e Alma são a
mesma coisa? Os católicos costumam chamar de alma o que os espíritas chamam de
espírito, como almas do outro mundo, almas do purgatório”.
Voltemos ao LIVRO DOS ESPÍRITOS, de Allan
Kardec, a partir da questão 134, que pergunta: “Que é a Alma?” Resposta: “Um
Espírito encarnado”. “Que era a alma
antes de se unir ao corpo? Resposta: “Espírito”
“As almas e os Espíritos são, portanto, a mesma coisa?” Resposta: “Sim, as almas não são senão os Espíritos.
Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o
mundo invisível e que revestem temporariamente um envoltório carnal para se
purificar e se esclarecer”.
-Allan
Kardec continua perguntando: “Existe no
homem outra coisa além da alma e do corpo?” Resposta: “Existe o laço que une a alma ao corpo”. “Qual é a natureza desse
laço?” Resposta: “Semimaterial; quer
dizer, intermediário entre o
Espírito e o corpo e necessário para que possam comunicar-se um com o outro. É
por esse laço que o Espírito atua sobre a matéria e, reciprocamente, a matéria
atua sobre o Espírito”.
Em seguida a tais questões, Allan Kardec
conclui: “O homem é formado, assim, de
três partes essenciais. Primeiro, o corpo ou ser material, semelhante ao
dos animais e animado pelo princípio vital. Segundo: “A alma ou Espírito
encarnado, do qual o corpo é habitação”. Terceiro: “O princípio
intermediário ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro
envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo. São como, num fruto, o germe, o
perisperma e a casca”.
Estes conceitos básicos da doutrina nos dão
condições para conceber o ser humano integral. Logo, todos somos Espíritos
encarnados e, como Espíritos encarnados, podemos nos denominar de Almas. Alma,
portanto, é o Espírito encarnado. A palavra “alma”, utilizada por Allan Kardec
no seu sentido original, deriva do termo latino, “Ânima” – que quer dizer “aquilo que anima”, “que dá vida”. Ora, é
alma porque anima o corpo, dando-lhe vida inteligente que é a característica
básico do espírito. Com o fim da vida física, deixa de ter essa função e,
portanto, volta a ser apenas Espírito. A inteligência vem do Espírito, mas na
essência, Espírito e Alma são uma mesma coisa.
No entanto, existe um terceiro elemento, que é
o perispírito. Encontramos mais informações sobre o perispírito no LIVRO DOS
ESPÍRITOS. Na verdade, o perispírito acompanha o Espírito, de encarnação em
encarnação. Ele é o elemento intermediário de que dispomos. Todos nós temos
Espírito, perispírito e corpo. O perispírito é formado de uma matéria
imperceptível aos nossos olhos, que os instrutores chamaram à época de
semimaterial, porque se trata de um tipo de matéria que não se assemelha à
matéria tangível que conhecemos no mundo físico e que, portanto, não podemos
perceber ou sentir pelos sentidos.
Tanto o encarnado quanto o desencarnado têm
perispírito, que pode ser percebido apenas por médiuns clarividentes. Por isso
ele já era citado na antiguidade desde o Egito, e principalmente pelas
religiões do Oriente. Todavia, Paulo de Tarso fala desse perispírito em suas
cartas, quando se refere ao que ele chamou de “Corpo Espiritual”. É quando ele
diz que morremos no corpo carnal e ressuscitamos no corpo espiritual. É o corpo
da ressurreição. É, portanto, o corpo com que os Espíritos se apresentam no
mundo espiritual ou mesmo aos encarnados, no caso de aparições e de visões dos
médiuns.
O perispírito, devido ao seu elevado nível de
plasticidade, não tem uma forma fixa como tem o corpo. Tanto assim que, em cada
encarnação, ele assume uma forma juntamente com o corpo, que vai se formando a
partir do processo de gestação no útero materno e de todas as transformações
que acontecem até a morte; portanto, passando pelas diversas fases do
desenvolvimento orgânico. Se um Espírito
aparece, depois de desencarnado, se fizer visível para alguém, apresentar-se-á com
esse corpo, que é semelhante em aparência ao corpo físico, e pelo qual pode ser
reconhecido. Foi assim que Jesus, depois da morte na cruz, apareceu para seus
discípulos
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