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domingo, 6 de junho de 2021

A RESPOSTA; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 Algumas pessoas contestam a doutrina da reencarnação, como contrária aos dogmas da Igreja, concluindo que a mesma não existe. Que é que se pode responder? A resposta, certamente procurada por muitos, pode ser encontrada no número de dezembro de 1862, em que Allan Kardec inclui interessante comentário resultante da carta recebida do amigo de um socialista francês da primeira parte do Século 19, desencarnado em 1837, François Marie Charles Fourier, e que elaborara uma teoria que, segundo o missivista, encontrara também na Doutrina Espírita. Na sua missiva resumindo alguns dos principais pontos da visão de Fourier, o remetente comenta também que encontrara a mesma visão num opúsculo elaborado pelo redator do jornal Siècle, Sr Louis Jordan publicado pela primeira vez em 1849 antes, portanto, que se cogitasse do Espiritismo, revelando, uma perfeita intuição desta lei da natureza tão esquecida até o surgimento do Espiritismo. Escreveu Kardec: -“A resposta é muito simples. A reencarnação não é um sistema que dependa dos homens adotar ou não, como se faz com um sistema político; é uma lei inerente à Humanidade, como comer, beber e dormir; uma alternativa da vida da alma como a vigília e o sono são alternativas da vida do corpo. Se é uma lei da natureza, não é uma opinião contrária que se a possa impedir de ser. A Terra não gira ao redor do Sol porque se o acredite, mas porque obedece a uma lei; e os anátemas que foram lançados contra esta lei não impediram que a Terra girasse. Assim, como a reencarnação: não será a opinião de alguns homens que os impedirá de renascerem, se tiverem que renascer. Admitido que a reencarnação é uma lei da natureza, suponhamos que ela não possa acomodar-se com um dogma: trata-se de saber se a razão está como dogma ou com a lei. Ora, quem é o autor da lei da natureza, senão Deus? No caso, direi que não é a lei que contraria o dogma, mas o dogma que contraria a lei, desde que qualquer lei da natureza é anterior ao dogma e os homens renasciam antes que o dogma fosse estabelecido. Se houvesse incompatibilidade absoluta entre um dogma e uma lei da natureza, isto seria a prova de que o dogma é obra dos homens, que não conheciam a lei, pois Deus não pode contradizer-se, desfazendo de um lado aquilo que fez do outro. Sustentar essa incompatibilidade é, pois, fazer o processo do dogma. Segue-se que o dogma é falso? Não, mas apenas que é suscetível de uma interpretação, como foi interpretada a Gênese, quando se reconheceu que os seis dias da Criação não se acomodavam com a lei da formação do Globo. A religião ganhará com isso, pois haverá menos incrédulos. A questão é saber se existe ou não a reencarnação. Para os espíritas há milhares de provas contra uma que é inútil repetir. Direi apenas que o Espiritismo demonstra que a pluralidade de existências não só é possível, mas necessária, indispensável; e ele encontra a sua prova, sem falar da revelação dos Espíritos, numa incalculável multidão de fenômenos de ordem moral, psicológica e antropológica. Tais fenômenos são efeitos que tem uma causa. Buscando-se a causa, encontramo-la na reencarnação, posta em evidência pela observação daqueles fenômenos, como a presença do Sol, embora oculto pelas nuvens, é posta em evidência pela luz do dia. Para provar que está errada, ou que não existe, seria preciso explicar melhor, por outros meios, tudo o que ele explica o que ninguém ainda fez. Antes da descoberta das propriedades da eletricidade, se alguém tivesse anunciado que poderia em cinco minutos corresponder-se a quinhentos quilômetros, não teriam faltado cientistas que lhe provassem cientificamente, pelas leis da mecânica, que a coisa era materialmente impossível, pois não, pois não conheciam outras leis. Para tanto havia necessidade da revelação de uma nova força. Assim com a reencarnação. É uma nova lei, que vem lançar luz sobre uma porção de questões obscuras e modificará profundamente todas as ideias quando for reconhecida. Assim, não é a opinião de alguns homens que prova a existência da lei: são os fatos. Se invocamos o seu testemunho, é para demonstrar que ela tinha sido entrevista e suspeitada por outros, antes do Espiritismo, que não é seu inventor, mas a desenvolveu e lhe deduziu as consequências”.


  Parece que estamos vivendo uma situação cada vez mais complicada com o aumento de pessoas que vivem nas ruas pedindo esmolas.  Quase sempre são homens; dificilmente a gente vê uma mulher nessa condição. E a gente fica sem saber se deve ajudar ou não. Se, por um lado, pessoas assim inspiram compaixão, porque não têm futuro nenhum, por outro, elas atrapalham e quebram a harmonia do ambiente em que vivemos, podendo, até, causar medo.

  Embora os mendigos da rua nos causem mal estar e um certo constrangimento, porque se colocam socialmente muito abaixo do homem comum, a começar da falta de higiene, se formos pensar em termos espirituais – quem são essas pessoas e o que elas devem representar para nós – podemos até concluir que elas devem ter algum papel na sociedade, pois acabam nos lembrando que existe gente esquecida e abandonada ao nosso lado.

 É claro que, se formos estudar cada caso em si, poderemos encontrar muitas causas que levaram cada uma dessas pessoas a tais condições e, do ponto de vista espírita, não podemos deixar de considerar pelo menos três pontos. Primeiro: não existe efeito sem causa. Segundo: é claro que, no fundo, cada um é responsável pelo seu destino. Terceiro:  mas a sociedade – ou seja, o conjunto dos cidadãos, incluindo ( é claro) as autoridades – também tem responsabilidade nisso.

 No fundo, todos temos participação, direta ou indireta, nos problemas sociais, uma vez que a sociedade somos todos nós e, portanto, ela não poderia deixar de atender a todos. Contudo, o problema da mendicância é tão antigo quanto a humanidade, sem solução até hoje. Historicamente, sempre existiu. Isso demonstra que em todas os povos, ele se fez presente, não só como um problema, mas como um desafio.

  Kardec perguntou aos Espíritos se não há pessoas reduzidas à mendicância por culpa delas mesmas. E eles responderam, na questão 889, de O LIVRO DOS ESPÍRITOS: “Sem dúvida, mas se uma boa educação moral os houvesse ensinado a praticar a lei de Deus, eles não cairiam nos excessos que causam sua perda”. E concluem: “É disso que depende o melhoramento de vosso mundo”.

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