Ampliando-nos o entendimento a respeito dos mecanismos da evolução do Ser, a Doutrina Espírita tem informações preciosas sobre como nós mesmos conduzimos esse processo. Na sequencia alguns tópicos interessantes: 1- Expressando-nos coletivamente, sabemos hoje que o Espírito humano lida com a razão há precisamente 40 mil anos. (LI, 4) 2- Inferno é construção mental em nós mesmos. O estacionamento, após esforço destrutivo, estabelece clima propício aos fantasmas de toda sorte, fantasmas que torturam a mente que os gerou, levando-a a pesadelos cruéis. Cavamos poços abismais de padecimentos torturantes, pela intensidade do remorso de nossas misérias intimas. (OVE, 8) 3- Encarcerados pela Lei do Retorno, temos efetuado multisseculares recapitulações, por milênios consecutivos. (LI, 1) 4- Quanto mais esclarecida a criatura, tanto mais responsável, entregue naturalmente aos arestos da consciência, na Terra ou fora dela, toda vez que se envolve nos espinheiros da culpa. (AR, pref) 5- O remorso é um monstro invisível que alimenta as labaredas da culpa. A consciência não dorme. (ETC, 14) 6- Perdemos o corpo físico, mas prosseguimos atados ao pelourinho invisível de nossas culpas; e a culpa, é sempre uma nesga de sombras a eclipsar-nos a visão. (AR, 2) 7- A dureza coagula-nos a sensibilidade durante certo tempo; todavia chega um minuto em que o remorso nos descerra a vida mental aos choques de retorno das nossas próprias emissões. (LI, 4) 8- O remorso é uma força que nos algema à retaguarda. (ETC, 220) Na sequencia duas importantes respostas para nossas reflexões: 1- Considerando que conforme a questão 607 d’ LIVRO DOS ESPÍRITOS que “o Princípio Inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida após o que sofre uma transformação e se torna Espírito começando para ele o período de humanização ou Humanidade, simples e ignorante” pode-se dizer que surge nesse momento a noção de culpa como mecanismo indutor ao progresso espiritual? No momento de sua criação, os Espíritos não são imperfeitos senão do ponto de vista do desenvolvimento intelectual e moral. Como a criança ao nascer, como o germe contido na semente da árvore; mas não são maus por natureza. Ao mesmo tempo, neles se desenvolve a razão, o livre-arbítrio, em virtude do qual escolhem, uns o bom caminho, outros o mau, fazendo que alguns cheguem ao objetivo mais cedo que outros. Mas todos, sem exceção, devem passar pelas vicissitudes da vida corporal, a fim de adquirir experiência e ter o mérito da luta. Nessa luta uns triunfam, outros sucumbem, conquanto os vencidos possam sempre se erguer e resgatar os seus fracassos. Multiplicam-se em sua rota as advertências salutares, das quais infelizmente nem sempre eles aproveitam. É a história de dois viajantes que querem alcançar um belo país, onde viverão felizes; um sabe evitar os obstáculos, as tentações que o fariam parar no caminho; o outro, por imprudência, choca-se contra os mesmos obstáculos, leva quedas que o atrasam, mas chegará por sua vez. Se, no caminho, pessoas caridosas o previnem dos perigos que corre e se, por presunção, não as escuta, mais repreensível será por isso. (RE; 1861) 2- O Ser ou Individualidade está sempre preso aos efeitos de seus atos? O Espírito tem livre-arbítrio, e sempre busca o que lhe é agradável e o satisfaz. Se for um Espírito inferior e material, procura suas satisfações na materialidade e, então, dará impulso aos seus fluidos corporais, que dominarão, mas tenderão sempre a crescer e elevar-se materialmente. Assim, as aspirações desses encarnados serão materiais e, voltando à condição de Espírito, buscará nova encarnação, em que satisfará suas necessidades e desejos materiais; porque, notai bem, a aspiração corporal não pode pedir, como realização, senão uma nova corporeidade, ao passo que a aspiração espiritual não se prende senão às sensações do Espírito. A isto será solicitado por seus fluidos, que deixou que se materializassem; e como no ato da reencarnação onde os fluidos agem para atrair o Espírito no corpo que foi formado, havendo, portanto, atração e união dos fluidos, a reencarnação se opera em condições que darão satisfação às aspirações de sua existência precedente.
Gostaria que vocês me dissessem se o Espiritismo é religião ou é apenas uma filosofia?
Sem dúvida alguma, o Espiritismo é uma filosofia, porque, como doutrina racional, ele tem uma visão própria, a própria interpretação da vida, do homem e do universo, penetrando nas questões fundamentais de toda a história humana, como a existência de Deus, a imortalidade da alma, a reencarnação, a justiça divina e a evolução espiritual. Mas é também uma ciência, pois, foi dos estudos experimentais dos fenômenos mediúnicos que ele chegou a verdades, como a imortalidade e reencarnação, surgindo assim a filosofia espírita. Além disso, tem a parte moral, como decorrência das visões científica e filosófica; a moral é o objetivo final do Espiritismo, a aplicação imediata de seus princípios em nossa vida diária.
Quanto a ser religião, depende do que você entende por religião. O Espiritismo não tem cultos ou rituais, não faz celebrações, não tem sacerdotes, nem templos. O centro espírita apenas uma casa onde as pessoas podem se reunir. Não tem hierarquia e nem está submetido a qualquer controle de algum órgão ou de alguém. Qualquer espírita é livre para criar seu próprio grupo ou centro. As diretrizes gerais do Espiritismo estão contidas nas obras de Allan Kardec. Ensina e defende a liberdade religiosa. Defende o direito de todas as religiões e não se diz salvador de ninguém. Para o Espiritismo a caridade é o caminho para Deus e a fé o caminho para a caridade Não impõe a fé a quem quer que seja, pois quer que as pessoas que o aceitam, aceitem-no por livre e espontânea vontade, não apenas pela crença simples e pura, mas sobretudo pelo uso da razão e do bom senso.
Para a Doutrina Espírita a única e verdadeira ligação do homem com Deus se faz pela sua conduta – e não pelas suas palavras, e muito menos pela sua religião. Não basta considerar-se espírita, nem adepto de qualquer religião, para estar no caminho do bem. Um ateu de boa conduta, que sabe respeitar e amar o semelhante, está mais próximo de Deus do que um religioso que de religião só tem o rótulo. Adota a prece simples e pura, sem rituais ou aparatos, sobretudo a prece silenciosa, que pode ser feita em qualquer situação ou lugar, considerando tudo o que Jesus falou sobre a prece, pois a prece, na verdade, é um ato íntimo, personalíssimo, que brota da intimidade de cada um.
Diante de tudo, você pode julgar se o Espiritismo é religião. Se for, naturalmente é uma religião com características muito próprias, que só se preocupa com o sentimento e com os atos de cada um, incentivando o amor ao próximo, a prática do bem e a participação de cada pessoa, seja ela quem for, na construção de um mundo melhor e de uma humanidade mais feliz.
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