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segunda-feira, 29 de agosto de 2022

UM ATO DE REVOLTA; EM BUSCA DA VERDADE DO PROFESSOR

 A ideia dos anjos rebeldes, anjos decaídos, paraíso perdido, se acha em quase todas as religiões e na tradição de quase todos os povos. As gerações atuais tomam conhecimento da existência dessa tese através do cinema que em ficções produzidas nas últimas décadas a expõem fazendo supor algo atual ou apenas fantasia de escritores, produtores, diretores e roteiristas. O Espiritismo, através de Allan Kardec apresenta sua visão em ensaio incluído na edição de janeiro de 1862 da REVISTA ESPÍRITA. Segundo o texto, pelo fato de ser considerado por tantas escolas filosófico-religiosas, “deve assentar-se numa verdade”. Acrescenta que “para compreender o verdadeiro sentido que deve ser ligado à qualificação de anjos rebeldes, não é necessário supor uma luta real entre Deus e os anjos ou Espíritos, de vez que o vocábulo anjo aqui é tomado numa acepção geral. Admitindo-se que os homens sejam Espíritos encarnados, que são os materialistas e os ateus senão anjos ou Espíritos em revolta contra a Divindade, pois que negam a sua existência e nem reconhecem seu poder nem suas leis? Não é por orgulho que pretendem que tudo aquilo de que são capazes vem deles próprios e não de Deus? Não são muito culpados os que se servem da inteligência, de que se vangloriam, para arrastar seus semelhantes para o precipício da incredulidade? Até certo ponto não praticam um ato de revolta aqueles que, sem negar a Divindade, desconhecem os verdadeiros atributos de sua essência? Os que se cobrem com a máscara da piedade para o cometimento de ações más? Aqueles cuja fé no futuro não os desliga dos bens deste mundo? Os que em nome de um Deus de paz violentam a primeira de suas leis: a lei da caridade? Os que semeiam a perturbação e o ódio pela calúnia e pela maledicência? Enfim aquele cuja vida voluntariamente inútil, se escoa na inatividade, sem proveito para si próprio nem para os seus semelhantes? A todos serão pedidas contas, não só do mal que tiverem feito, mas do Bem que tiverem deixado de fazer. Ora, todos esses Espíritos que empregaram tão mal suas encarnações, uma vez excluídos da Terra e enviados a mundos inferiores, entre populações ainda na infância da barbárie, que serão senão anjos decaídos, remetidos à expiação? Não será para eles a Terra que deixam um paraíso perdido, em comparação com o meio ingrato onde ficarão relegados durante milhares de séculos, até o dia em que tiverem merecido a libertação”?. Demonstrando a lógica de seu argumento, Allan Kardec escreve: -“Remontando à origem da raça atual na pessoa de Adão, encontraremos todos os caracteres de uma geração de Espíritos expulsos de outro mundo e exilados, por causas semelhantes na Terra já povoada, mas por homens primitivos, mergulhados na ignorância e na barbárie e que aqueles tinham por missão fazê-los progredir, trazendo para o seu meio as luzes de uma inteligência já desenvolvida. Não é, realmente, o papel até aqui representado pela raça adâmica? Relegando-a para esta Terra de trabalho e de sofrimento, não teria Deus razão para dizer: ‘tu comerás o teu pão do suor do teu rosto’? Se ela mereceu tal castigo por causas semelhantes às que vemos hoje, não será justo dizer que se perdeu pelo orgulho? Na sua mansuetude não lhe poderia iluminar o caminho a seguir para alcançar a felicidade dos eleitos? Este Salvador foi enviado na pessoa do Cristo, que ensinou a lei do amor e da caridade, como verdadeira âncora de salvação. Aqui se apresenta uma consideração importante. A missão do Cristo é facilmente compreendida admitindo-se que são os próprios Espíritos que viveram antes e depois de sua vinda, e que, assim, puderam aproveitar-se de seu ensino, ou do mérito de seu sacrifício; mas já é mais difícil de compreender, sem a reencarnação, a utilidade desse mesmo sacrifício para os Espíritos criados posteriormente à sua vinda e que, assim, Deus os teria criado manchados por faltas daqueles com os quais não tinham qualquer relação. Esta raça de Espíritos parece ter completado o seu tempo na Terra. De um modo geral, uns aproveitaram o tempo e progrediram, com o que mereceram recompensa; outros, por sua obstinação em fechar os olhos à luz, esgotaram a mansuetude do Criador mereceram castigo. Assim, será a palavra do Cristo: ‘Os bons ficarão à minha direita e os maus à minha esquerda. Kardec conjectura ainda: -“Os que escreveram a história da antropologia terrestre apegaram-se, sobretudo, aos caracteres físicos; o elemento espiritual foi quase sempre negligenciado e o é em regra pelos escritores que nada admitem fora da matéria. Quando este for levado em conta no estudo das ciências, lançará uma nova luz sobre uma porção de problemas ainda obscuros, porque o elemento espiritual é uma das forças vivas da natureza, que desempenha um papel preponderante nos fenômenos físicos, tanto quanto nos fenômenos morais”.



Fico pensando por que o criminoso, o assassino violento, tem direitos. Na verdade, ele não viu os direitos de suas vítimas quando agiram contra ela e, na minha opinião, ele deve perder os seus direitos. Mas a sociedade quer que ele seja tratado como as pessoas de bem, o que acho absurdo. Hoje as pessoas de bem estão menos protegidas do que o assassino na cadeia. Quero saber como isso é visto pelo Espiritismo que prega a lei de causa e efeito. Se todos devemos responder pelos erros que cometemos, por que a lei dos homens não aplica um castigo mais severo aos que praticam crimes

Foi Jesus quem disse que o Pai ama a todos os seus filhos, sem fazer distinção entre eles. Ele manda o Sol para o bom e para o mau, e a chuva para justos e injustos. Esta assertiva do Cristo serve de parâmetro para compreendermos que todos nós, por sermos filhos amados do Pai, temos o mesmo tratamento. Se o ser humano recebesse um “castigo” imediato de Deus, com certeza, uma grande parte morreria bem cedo ou sobreviveria sob as piores condições. Mas não é isso que acontece, pois em Deus temos o bem, a verdade e a justiça na sua mais alta expressão.

Jesus comparou Deus a um bom pai humano, que não despreza e nem renega nenhum de seus filhos, por pior que seja, apesar de cada um ter um tipo de procedimento e merecer um cuidado especial. Para os pais humanos, o fato de um filho cometer um crime, por exemplo, não o torna menos amado. Pelo contrário, aquele que errou, até pelo fato de não ter encontrado um bom caminho, é o que mais preocupa os pais e, portanto, é merecedor de mais atenção e mais cuidado que os outros que seguem o caminho do bem.

As leis humanas, através dos tempos, mas notadamente nos dois últimos séculos se aproximaram desse princípio ensinado por Jesus. Por isso se fala em direitos humanos, até porque, enquanto humano, toda pessoa deve ser respeitada em seus direitos, principalmente seus direitos básicos – como a vida, a saúde e a educação. Acontece que as consequências de nossos atos nem sempre acontecem numa mesma encarnação e, por isso mesmo, podem se estender à vida espiritual ou às encarnações seguinte.

Enquanto o criminoso contumaz agride e até mata as pessoas de bem, estas não fazem o mesmo, pois sempre agem dentro de elevados princípios de moral e respeito humano. Foi o que Jesus ensinou, quando disse “se alguém lhe bater numa face, oferece a outra”, ou seja, não responda as agressões com a mesma moeda do agressor. Você poderia dizer que esse princípio não funciona na prática, porque os maus não têm moral, nem respeitam princípios, e são capazes de sacrificar as pessoas que os respeitam e compreendem, e dominar os bons.

Contudo, do ponto de vista espiritual, o que vale mesmo é a lei de evolução, que faz com que, na sua longa trajetória, cada Espírito responda precisamente por tudo que fez e, por isso mesmo, todos se redimirão um dia perante a lei para alcançarem a sua perfeição relativa.

A lei maior, ou seja, a lei de Deus, não permite que ajamos com violência ante os violentos, como fez Jesus, mas nos diz que eles terão que responder pelos seus atos, agora ou depois, nesta ou noutra encarnação. Ademais, não sabemos se muitas de suas vítimas de hoje não cometeram atrocidadades semelhantes no passado.

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