A REVISTA ESPÍRITA de julho de 1860, incluiu em sua pauta uma matéria resultante de uma evocação havida na reunião da Sociedade Espírita de Paris, motivada por uma carta enviada à publicação por um dos assinantes que, por sua vez, questionava Allan Kardec sobre as informações de um amigo que lhe escrevera expressando sua opinião sobre sua convicção sobre “a presença ou não, junto à nós, das almas dos que amamos”. Para justificá-la, expõem: -“Por mais ridículos que pareça, direi que minha convicção sincera é a de ter sido assassinado durante os massacres de São Bartolomeu. Eu era muito criança quando tal lembrança veio ferir-me a imaginação. Mais tarde, quando li essa triste página de nossa História, pareceu que muitos detalhes me eram conhecidos, e ainda creio que se a velha Paris fosse reconstruída eu reconheceria essa velha aleia sombria onde, fugindo, senti o frio de três punhaladas dadas pelas costas. Há detalhes desta cena sangrenta em minha memória e jamais desapareceram. Porque tinha eu essa convicção antes de saber o que tinha sido o São Bartolomeu? Porque, lendo o relato desse massacre eu me perguntei: é sonho, esse sonho desagradável que tive em criança, cuja lembrança me ficou tão viva? Por que, quando quis consultar a memória, forçar o pensamento, fiquei como um pobre louco ao qual surge e que parece lutar para lhe descobrir a razão? Porque? Nada sei. Certo me achareis ridículo, mas nem por isso guardarei menos lembrança, a convicção. Se dissesse que tinha sete anos quando tive um sonho assim: Eu tinha vinte anos, era um rapaz bem posto, parece que rico. Vim bater-me em duelo e fui morto (...). Às vezes me parece que um clarão atravessa essa névoa e tenho a convicção de que a lembrança do passado se restabelece em minh’alma”. O missivista “reafirma sua certeza da ligação entre pessoas simpáticas, a despeito da distância e relata uma experiência ocorrida com ele nas imediações de Lima, no Peru, em que em determinada hora e dia, foi acometido de forte dor no peito, a mesma hora em um seu irmão, na França, teve um ataque de apoplexia que lhe comprometeu gravemente a vida”. Oficial da Marinha, constantemente viajando, o autor das experiências, teve seu anjo da guarda evocado na reunião daquele dia, oferecendo entre as respostas por ele dadas, ponderações interessantes: Primeiro, que o motivo de sua evocação “não se tratava de satisfazer uma vã curiosidade, mas de constatar, se possível, um fato interessante para a ciência espírita, o da recordação de sua vida anterior ; segundo que a lembrança de sua morte em vida anterior, não era uma ilusão mas uma intuição real; terceiro que embora essa lembranças sejam muito raras, se devem um pouco ao gênero de morte que de tal modo o impressionou que está, por assim dizer, gravado em sua alma; quarto que depois dessa morte no São Bartolomeu não teve outras existências; quinto que tinha 30 anos quando de sua morte; sexto, que era ligado à casa de Coligny; sétimo, ter ocorrido seu homicídio no cruzamento de Bucy; oitavo, que a casa onde morreu não existe mais; nono, que não era personagem conhecido na história por ter sido um simples soldado de nome Gaston Vincent e, finalmente, décimo, que o comunicante foi àquela época seu anjo da guarda e continuava a sê-lo”. Em observação sobre o caso, Kardec acrescenta:-“ Céticos, mais trocistas que sérios, poderiam dizer que o anjo da guarda o guardou mal e perguntar por que não desviou a mão que o feriu. Embora tal pergunta mereça apenas uma resposta, talvez algumas palavras sejam úteis. Para começar diremos que, se o morrer pertence à natureza humana, nenhum anjo da guarda tem o poder de opor-se ao curso das Leis da Natureza. Do contrário, razão não haveria para que não impedissem a morte natural, tanto quanto a acidental. Em segundo lugar, estando o momento e o gênero de morte no destino de cada um, é preciso que se cumpra. Diremos, por fim, que os Espíritos não encaram a morte como nós: a verdadeira vida é a do Espírito, da qual as várias existências corpóreas não passam de episódios. O corpo é um invólucro que o Espírito reveste momentaneamente e deixa como uma roupa usada ou rasgada. Pouco importa pois, que se morra um pouco mais cedo ou mais tarde, de uma ou de outra maneira, pois que, em definitivo, sempre é preciso chegar à morte, que longe de prejudicar o Espírito, pode ser-lhe útil, conforme a maneira porque se realiza. É o prisioneiro que deixa a prisão temporária pela liberdade eterna. Pode ser que o fim trágico de Gaston Vincent lhe tenha sido uma coisa útil como Espírito, o que o seu anjo da guarda compreende melhor que ele, porque um só vê o presente, ao passo que o outro vê o futuro”.
O Flávio Pereira da Silva faz a seguinte colocação. “Lendo o jornal “Folha de S. Paulo”, vejo um artigo científico sobre a chamada energia escura. Segundo esse artigo, essa energia foi descoberta faz apenas 10 anos, ou seja, em 1998. e foi uma das maiores descobertas da astronomia. Mas passados esses 10 anos, ninguém ainda conseguiu explicar o que é essa energia. Sabe-se que ela existe porque o Universo está se expandindo cada vez mais rápido e isso não se explica somente pelo impulso inicial do Big Bang”. O Flávio quer saber se essa energia não seria a Fluído Cósmico Universal de que fala Kardec em O LIVRO DOS ESPÍRITOS.
Flávio, os fatos relacionados com o Universo (ou com o mundo extraordinariamente grande, a que chamamos de macrocosmos), por mais que a ciência tenha progredido, ainda estão longe da nossa compreensão. A cada fenômeno novo, que os aparelhos mais sofisticados registram – sobretudo os telescópios e radiotelescópios, instalados em satélites artificiais - procura-se uma explicação, aventando-se uma nova teoria. Mas a ciência não tem uma explicação pronta e definitiva para tudo. Desse modo, uma teoria acaba sendo válida até o momento em que outra teoria mais ampla e profunda venha substituí-la, dando outra explicação ou ampliando a explicação.
Os Espíritos, quando propuseram o Espiritismo, há 165 anos atrás, cuidaram desse assunto de uma maneira muito ampla e despretensiosa; eles não entraram em detalhes, pois eles mesmos disseram , em O LIVRO DOS MÉDIUNS, que essa questão é da alçada da ciência e, com o tempo, a ciência iria desvendar novas verdades. Eles se referiram ao Fluido Cósmico Universal como matéria primitiva, ou seja, como uma matéria inicial do universo, a partir da qual surgiram todas as outras que atualmente existem. Disseram também, contrariando as verdades científicas da época, que no Universo existem muitos tipos de matéria de que o homem do século XIX nem desconfiava. Naquela época, ainda não existia o conceito de energia; por isso, os Espíritos usavam a idéia de fluido.
E hoje podemos dizer que eles estavam no caminho certo; pelo menos o caminho que a ciência veio trilhando depois. Após Kardec, a ciência se desenvolveu ainda mais depressa. Fez inúmeras novas descobertas, ampliando enormemente o conceito de matéria no século XX com o surgimento da Física Quântica. Através dessa ciência, ficamos sabendo que, na verdade, não há uma diferença substancial entre matéria e energia, conforme Einstein propôs e, se formos mais fundo ainda, como propõe os físicos quânticos, nem matéria existe: tudo é energia. Mas, quanto ao que os Espíritos chamaram de Fluído Cósmico, temos a convicção de que, se tudo que existe deriva dele, essa “energia escura” deve ter algo a ver; apenas ainda está fora do alcance de nossa análise.
Contudo, não podemos afirmar que essa “energia escura” seja o próprio Fluido Universal, mas, com certeza, deriva dele, segundo a concepção espírita. Alguns cientistas interessados numa verdade mais profunda, como o físico-teórico francês, Jean-Emile Charron, chega a ventilar uma hipótese de que o espaço é o princípio de tudo que existe. No livro “O ESPIRITO, ESSE DESCONHECIDO”, ele teoriza que os corpos se originam da curvatura do espaço e, se for assim como ele diz, é possível que o Fluído Cósmico seja o que a Física atualmente chama de espaço. De qualquer forma, tudo ainda não passa de teoria, e ficamos no aguardo dos estudos que, certamente, vão desvendar importantes verdades neste século XXI.
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