O Espiritismo fundamentando-se no princípio da lógica tem revelado elementos extremamente interessantes sobre temas como a sobrevivência após a morte, as vidas sucessivas, o papel e a organização da família no processo evolutivo, a origem e cura das doenças, entre outros. O último aspecto citado racionaliza a questão da influência e interferência da mente e seu principal efeito que é o pensamento quanto aos seus aspectos causais. Destacaremos a seguir alguns deles para sua avaliação: 1- “Se dividirmos os males da vida em duas categorias, sendo UMA a dos males que o homem não pode evitar, e OUTRA a das atribulações que ele mesmo provoca, por sua incúria e seus excessos, veremos que esta última é muito mais numerosa que a primeira”. 2 - As doenças pertencem às provas e às vicissitudes da vida terrena. São inerentes à grosseria da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos. As paixões e os excessos de toda espécie, por sua vez, criam em nossos organismos condições nocivas, frequentemente transmissíveis pela hereditariedade”. 3 -“Doenças de nascença, sobretudo aquelas que tiram aos infelizes a possibilidade de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, a imbecilidade, etc. (...), são efeitos que devem ter uma causa, em virtude do axioma de que todo efeito tem uma causa, e desde que se admita a existência de um Deus justo, essa causa deve ser justa. A causa sendo sempre anterior ao efeito, e, desde que não se encontra na vida atual, é que pertence a uma existência precedente”. 4 - “Se Deus não quisesse que pudéssemos curar ou aliviar os sofrimentos corporais, em certos casos, não teria colocado meios curativos à nossa disposição. 5 - Ao lado da medicação comum elaborada pela ciência, o magnetismo nos deu a conhecer o poder da ação fluídica, e, depois o Espiritismo veio revelar-nos outra força, através da mediunidade curadora e da influência da prece”. 6 - Da mente clareada pela razão, sede dos princípios superiores que governam a individualidade, partem as forças que asseguram o equilíbrio orgânico, por intermédio de raios ainda inabordáveis à perquirição humana, raios esses que vitalizam os centros perispiríticos, em cujos meandros se localizam as chamadas glândulas endócrinas, que, a seu turno, despedem recursos que nos garantem a estabilidade do campo celular. 7 - Nas criaturas encarnadas esses elementos se consubstanciam nos hormônios diversos que atuam sobre todos os órgãos do corpo físico, através do sangue. 8 - A criatura, durante a reencarnação, elege, automaticamente, para si mesma, grande parte das doenças que se lhe incorporam às preocupações. Rendemo-nos, habitualmente, às sugestões do mal, criando em nós não apenas condições favoráveis à instalação de determinadas moléstias no cosmo orgânico, mas também ligações fluídicas aptas a funcionarem como pontos de apoio para as influências perniciosas interessadas em vampirizar-nos a vida. 9 - Exteriorizando ideias conturbadas, assimilamos as ideias conturbadas que se agitam em torno de nosso passo, elementos esses que se nos ajustam ao desequilíbrio emotivo, agravando-nos as potencialidades alérgicas ou pesando nas estruturas nervosas que nos conduzem a dor. Mantidas tais conexões, surgem frequentemente os processos obsessivos que, muitas vezes, sem afetarem a razão, nos mantém no domínio de enfermidades – fantasmas que os esterilizam as forças e, pouco a pouco, nos corroem a existência. 10 - Há grande número de doenças, cuja origem é devida a fluidos perniciosos, dos quais é penetrado o organismo, contra o que a medicação comum é inoperante. 11 - O perispírito por sua natureza FLUÍDICA, essencialmente móvel e elástica, projeta raios pela vontade do Espírito, servindo à transmissão do pensamento. 12 - Sendo o perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos FLUIDOS espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido.13 - A alma carreia consigo as faculdades de criar no próprio cosmo orgânico todas as espécies de anticorpos, imunizando-se contra as exigências da carne, faculdades essas que pode ampliar consideravelmente pela oração, pelas disciplinas retificadoras a que se afeiçoe, pela resistência mental ou pelo serviço ao próximo com que atrai preciosos recursos em seu favor. O Bem é o verdadeiro antídoto do mal. 14 - A maioria das moléstias, como todas as misérias humanas, são expiação do presente ou do passado, ou provações para o futuro; são dívidas contraídas, cujas consequências devem ser sofridas até que tenham sido resgatadas. Não pode ser curado aquele que deve suportar sua provação até o fim.
É verdade que, quando a gente está passando por uma fase muito difícil na vida, em que tudo parece dar errado, é porque existe uma perseguição de Espíritos malignos? Como fazer para resolver esse problema?
Em primeiro lugar, devemos entender que períodos difíceis existem na vida de todas as pessoas. Não há ninguém neste mundo que não passe por dificuldades e por fases mais ou menos difíceis. E muitas dificuldades decorrem, primeiramente, de nossas próprias imperfeições (especialmente, de nossas fraquezas morais – principalmente do egoísmo e do orgulho. Tais problemas podem também ser alimentados por inimigos encarnados ou desencarnados. Contudo, em regra, não devemos pôr culpa nos Espíritos e achar que tudo, que acontece de ruim em nossa vida, provém de obsessão.
Na verdade, os principais problemas, que nos atingem, decorrem de nós mesmos. É claro que podemos ser vítimas de adversários encarnados ou desencarnados, mas, na maioria deles, nós é que damos chance para eles entrarem em nossa vida: ou seja, “nós começamos e eles concluem o serviço”. “nós abrimos as portas e ele entram”. Por isso, a Doutrina Espírita recomenda que, diante de qualquer problema, o primeiro passo é verificar se ele não decorre de nossas próprias fraquezas, até porque os Espíritos não conseguem nos influenciar senão em nossos pontos fracos.
E se tudo quanto falam dos Espíritos maus fosse verdade, nós não conseguiríamos viver na Terra, e nossa vida seria uma grande confusão. Todavia, não é assim: a ação dos Espíritos é limitada à nossa capacidade de resistência, e a resistência do homem está no seu caráter e no seu estilo de vida. Allan Kardec, no último capítulo de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, afirma que, na maior parte dos casos, uma pessoa se livraria facilmente de uma obsessão apenas melhorando suas atitudes e comportamento. Quando ele perguntou aos mentores espirituais como se livrar de uma influência negativa, os mentores responderam simplesmente: “... fazendo o bem e pondo toda vossa fé em Deus”
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