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Expositores, facilitadores, palestrantes costumam comentar o tema Expiação e Provas de uma forma diferente da comentada por Allan Kardec respondendo a indagação de seguidor do Espiritismo nascida em seu grupo de estudos na cidade de Moulllins, interior da França, sobre a Expiação ocorrer ou não durante a encarnação dos Espíritos, apoiando-se na expressão empregada em muitas comunicações. É na seção Questões e Problemas do número de setembro de 1863 da REVISTA ESPÍRITA, que se ocupa dos argumentos do consulente que se vale de “várias comunicações, dadas por Espíritos diferentes, qualificando indistintamente as expiações e as provas, males e tribulações que formam o quinhão de cada um de nós, durante a encarnação na Terra. Resulta - segundo ele -, nesta aplicação de duas palavras, muito diversas da significação, a uma mesma ideia, certa confusão, sem dúvida pouco importante para os Espíritos desmaterializados, mas que, entre os encarnados, dá lugar a discussões, que seria interessante fazer cessar por uma definição clara e precisa e explicações fornecidas pelos Espíritos Superiores, e que fixasse, de modo irrevogável, este ponto da Doutrina”. Opina Allan Kardec: -“A distinção estabelecida pelo autor da nota, entre o caráter da expiação e o das provas é perfeitamente justa. Contudo não poderíamos partilhar de sua opinião no que concerne à aplicação desta teoria à situação do homem na Terra. A expiação implica necessariamente a ideia de um castigo mais ou menos penoso, resultado de uma falta cometida; a prova implica sempre a de uma inferioridade real ou presumível, porque o que chegou ao ponto culminante a que aspira, não mais necessita de provas. Em certos casos, a prova se confunde, com a expiação, isto é, a expiação pode servir de prova, e reciprocamente. O candidato que se apresenta para receber uma graduação, passa por uma prova. Se falhar, terá que recomeçar um trabalho penoso; esse novo trabalho é a punição da negligência no primeiro; a segunda prova é, assim, uma expiação. Para o condenado a quem se faz esperar um abrandamento ou uma comutação, se se conduzir bem, a pena é ao mesmo tempo uma expiação por sua falta, e uma prova para sua sorte futura. Se, à sua saída da prisão, não estiver melhor, sua prova é nula e um novo castigo conduzirá a uma nova prova. Agora, se considerarmos o homem sobre a Terra, vemos que ele aí suporta males de toda sorte e, por vezes, cruéia. Esses matles tem uma causa. Ora, a menos que se os atribua a um capricho do Criador, é-se forçado a admitir que a causa esteja em nós mesmos, e que as misérias que experimentamos não podem ser resultado de nossas virtudes. Então tem sua fonte nas nossas imperfeições. Se um Espírito encarnar-se na Terra em meio à fortuna, as honras e todos os prazeres materiais, poder-se-á dizer que sofre a prova do arrastamento; para o que cai na desgraça por sua conduta ou sua imprevidência, é a expiação de suas faltas atuais e pode-se dizer que é punidopor onde pecou. Mas que dizer daquele que, após o nascimento, está a braços com as necessidades e as privações, que arrasta uma existência miserável e sem esperança de melhora, que sucumbe ao peso de enfermidades congênitas, sem ter ostensivamente nada feito para merecer tal sorte? Quer seja uma prova, quer uma expiação, a posição não é menos penosa e não seria mais justa do ponto de vista do nosso correspondente, porque se o homem não se lembra da falta, também não se lembra de haver escolhido a prova. Assim, há que buscar alhures a solução da questão. Como todo efeito em uma causa, as misérias humanas são efeitos que devem ter a sua; se esta não estiver na vida atual, deve estar numa vida anterior. Além disso, admitindo-se a Justiça de Deus, tais efeitos devem ter uma relação mais ou menos íntima com os atos precedentes, dos quais são, ao mesmo tempo, castigo para o passado e prova para o futuro. São expiações no sentido de que são consequência de uma falta e provas em relação ao proveito delas tirado. Diz-nos a razão que Deus não pode ferir um inocente. Assim, se formos feridos e se não somos inocentes o mal que sentimos é o castigo, a expiação, a maneira porque o suportamos é a prova. (...). Em resumo, se certas situações da vida humana tem, mais particularmente, o caráter de provas, outras, incontestavelmente, tem o de expiação, e toda expiação pode servir de prova”.
Quero saber se é possível uma comunicação espiritual com uma pessoa da família que faleceu recentemente. (Claudine Maria)
Possível é, mas ninguém pode garantir isso. A mediunidade ainda é o problema mais sério dentro do centro espírita. Dizemos isso, porque a falta de conhecimento, de estudo mesmo do Espiritismo e da mediunidade, de preparação, de exercício consciente e, sobretudo, de espírito de dedicação ao próximo, são fatores de dificultam o intercâmbio sério e consciente com o plano espiritual. Assim, não basta uma instituição se denominar espírita – e muito menos uma pessoa se qualificar como médium – para que dela possa se obter a comunicação que se quer.
Chico Xavier foi o médium que mais se prestou a esse tipo de serviço: obter comunicações de entes queridos, a pedido de seus parentes. Milhares de cartas vieram através dele. No entanto, esse número, por maior nos pareça, representa apenas e tão somente uma fração muitíssimo pequena do número de pessoas que o procuraram. O próprio Chico, mesmo tendo habilidade para esse tipo de trabalho, achava-o muito difícil e geralmente comentava “o telefone só toca de lá para cá e não daqui para lá”. Isso significa que quem estabelece as condições de comunicação é a Espiritualidade, e não nós, os encarnados. Desse modo, ninguém – nem mesmo o Chico Xavier – pode garantir que vai obter determinada comunicação.
Há pessoas que, na ânsia de obter uma comunicação, vai ao primeiro médium e até compra seu serviço. Situações dessa natureza deturpam totalmente o sentido elevado da mediunidade, pois nenhum médium pode garantir determinada comunicação. E, se garantir, desconfie dele. Assim mesmo, toda vez que queremos forçar alguma situação, contribuímos para que ela aconteça, mas a comunicação, quase sempre, não é autêntica. O próprio médium ou qualquer Espírito pode simular uma mensagem que nada tem a ver com o familiar desencarnado. Portanto, é preciso cuidado.
Além disso, prezada ouvinte, o campo da mediunidade série e compromissada com a verdade é muito amplo. Os médiuns geralmente são especializados; quer dizer, eles se dedicam a um determinado tipo de mediunidade. E isso faz com que existam médiuns que se prestam a trazer comunicações de Espíritos familiares, assim como existem grupos mediúnicos que frequentemente recebem esse tipo de mensagem. Para isso, eles precisam especializar a mediunidade nesse campo, dedicarem-se a isso, razão pela qual nem todo médium é capaz de receber uma comunicação dessa natureza. A fim de tentar obter qualquer comunicação, você deveria procurar um grupo de pessoas idôneas, que se preste a esse tipo de comunicação.
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