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terça-feira, 23 de janeiro de 2024

NÃO PODERIA DEIXAR PASSAR ; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 A proposta revolucionária do Espiritismo não poderia desconsiderar a questão da vida fora da Terra e, por isso, Allan Kardec incluiu entre os questionamentos entre os Instrutores Espirituais que o auxiliavam na elaboração do livro base do Espiritismo – O LIVRO DOS ESPÍRITOS -, perguntas sobre o tema. Obteve como esclarecimento que “todos os Globos que circulam no espaço são habitados, estando o homem bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência, bondade e perfeição", que “não sendo a mesma a constituição física dos mundos, os seres que os habitam tem organização diferente, como entre nós os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar”, devendo ser as condições de existência dos seres apropriadas ao meio em que tem de viver, frisando Allan Kardec que se nunca tivéssemos visto peixes não compreenderíamos, como alguns seres podem viver na água. Anos depois, no número de março de 1859, da REVISTA ESPÍRITA, encontra-se preservada uma evocação autorizada pelo dirigente espiritual da Sociedade Espírita de Paris com o grande vulto da Humanidade, Alexandre Von Humboldt, em que afirma ter sido escolhido entre outros para desenvolver as experiências históricas no campo do clima planetário, revelando ainda que sua existência anterior se passou num mundo superior longe e muito diferente da Terra. Na edição de março de 1867, encontra-se interessante texto sobre um Espírito chamado Lumen comentando que o mesmo logo após sua libertação pelo fenômeno da morte “transportou-se com a velocidade do pensamento para o grupo de Mundos componentes do sistema da estrela designada em Astronomia sob o nome de Capella ou Cabra”. Praticamente um século depois, o Espírito André Luiz em entrevista reproduzida no ANUÁRIO ESPÍRITA 64, explicou que “Espíritos originários de outras plagas costumam estagiar na Terra em encarnações de exercício evolutivo com frequência, de vez que muitos Espíritos superiores se reencarnam no planeta terrestre a fim de colaborarem na educação da Humanidade e criaturas inferiores costumam aí sofrer curtos ou longos períodos de exílio das elevadas comunidades a que pertencem, pela cultura e pelo sentimento, porquanto, a queda moral de alguém tanto se verifica na Terra quanto em outros domicílios do Universo”. Pesquisa em obras alusivas a antigas civilizações demonstra que fatos relacionados a OVNIs encontram-se preservadas em sugestivos registros sobre episódios envolvendo tais veículos. Vejamos alguns: 1- India –MAABÁRATA – Livro I, cap 4 –Deslumbrantes carros celestes em grande número atravessavam o céu sem nuvens/ Livro VIII, cap 8 – “Devas em seus carros sobre nuvens e gandharvas no céu Olhavam do alto com mudo espanto os chefes humanos”. 2- Egito – LIVRO DOS MORTOS – Capítulos 124,17 – “Falo com os adeptos dos Deuses. Falo com o Disco. Falo com os Seres brilhantes”. /Capítulo 78,14 – “Eu sou um daqueles Seres brilhantes que vivem em raios de luz”. 3- Babilônia – CILINDROS DE BARRO ENCONTRADOS EM BIBLIOTECA de NÍNIVE –O Rei Etan, que viveu há mais ou menos 5 mil anos, foi levado como hóspede de honra numa nave voadora em forma de escudo, a qual pousou numa praça atrás do palácio real, rodando circundada por um vórtice de chamas(..). No meio dum remoinho de chamas e fumaça, ela subiu tão alto, que a Terra, com seus mares, ilhas, continentes, parecia como “um pão numa cesta”; depois desapareceram de vista”.





Se nós, pessoas humanas, sofremos porque pecamos em outras vidas, causamos sofrimentos e prejuízos aos outros, por que os animais sofrem, como é o caso do meu cachorrinho, que teve uma paralisia das pernas? Ou os animais também têm pecados? (Cyntia)


Em primeiro lugar, Cyntia, há um ponto importante que devemos deixar bem claro para você: ao contrário do que muita gente pensa, nós não sofremos apenas e tão somente porque erramos ou porque temos dívidas morais. A lei natural não é tão simples assim. Esse sofrimento, que decorre de erros do passado, é o que chamamos de expiação. No meio espírita, dá-se muita ênfase à expiação, até por que nós poderíamos evitar muitos sofrimentos, se soubéssemos viver melhor – ou seja, se cometêssemos menos erros ou soubéssemos corrigir de imediato os erros que cometemos. Entretanto, que fique bem claro: não sofremos apenas porque erramos.


Sofremos por causas anteriores a esta vida e por causas da vida atual ( cap. 5 d’OEVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO), mas há um tipo de sofrimento que é comum a todos os seres vivos – tanto ao homem quanto aos animais e – até mesmo – aos vegetais: é o que conhecemos por dor-evolução. Que é a dor-evolução? André Luiz explica isso em suas obras. Dor-evolução, na verdade, é o custo inicial do nosso aprendizado, é o que causa a nossa transformação física e espiritual. Evolução é aperfeiçoamento, é progresso: por isso, sofremos porque estamos evoluindo, pois aprendizado pressupõe transformação e aperfeiçoamento.


Vamos dar um exemplo bem simples: a gestação e o parto. Não há dúvida de que se trata de grande desconforto para a mulher ter um filho, mas esse desconforto é necessário porque faz parte de seu plano evolutivo. O fato de a mulher ser a condutora da vida, de poder proporcionar oportunidade de reencarnação aos Espíritos, tem um custo, que é o sacrifício a que se submete e, ao mesmo tempo, lhe serve de promoção na longa escalada evolutiva. Portanto, gestação e parto não são formas de expiação, mas oportunidade de crescimento. Para os Espíritos em geral, tanto a reencarnação como a desencarnação são oportunidades de crescimento e, portanto, podem ser classificados como dores-evolução.


Um exemplo típico de dor-evolução é a dor do crescimento - do nosso crescimento, do nosso desenvolvimento enquanto ser humano, ap ássar pelas diversas fases da vida. Sofremos para aprender a andar, para aprender a falar, sofremos para aprender a ler, para aprender a dirigir um veículo ou manejar uma máquina – enfim, para aprendermos a nos integrar na vida e a lutar pela subsistência e pelas nossas metas e objetivos. Tudo isso faz parte da evolução e tudo implica em desconforto, em dificuldades e em sofrimento. A dor-evolução é um processo natural da vida, mas, quando se trata do ser humano – que somos nós - ela é agravada pelos abusos, pelos erros que cometemos – porque é ai que começa a dor-expiação.


Os animais não têm dor-expiação (que são as mais penosas, é claro!...); eles têm apenas e tão somente a dor-evolução, porque os animais não têm consciência moral e, portanto, não têm senso de responsabilidade. As doenças, as deformações, os acidentes, a luta pela sobrevivência que eles experimentam no estado natural – tudo isso faz parte de suas necessidades de transformação: é assim que evoluem. É por isso que os animais sofrem. Entretanto, Cyntia, o sofrimento do animal está muito longe de ter as implicações e as dificuldades do sofrimento humano, pois os animais não têm dor-moral; eles não nem mesmo consciência do papel que a dor representa em suas vidas.


Nós, seres humanos, sofremos bem mais que eles , sofremos até mesmo antes do problema chegar e continuamos sofrendo ininterruptamente com as nossas frustrações, nossos desejos insatisfeitos, nossas angústias, nossas decepções, etc. Sofremos mais moralmente do que fisicamente. Nesse sentido, podemos dizer que o sofrimento dos animais quase que se restringe à dor física, enquanto no ser humano ele tem muitas outras implicações, que vão do simples desconforto físico às mais desastrosas e prolongadas dores da alma.

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