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segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

NÃO DEVE SER IMPOSTO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 

Fazia pouco mais de quatro anos que O LIVRO DOS ESPÍRITOS havia sido publicado e se multiplicavam por vários países europeus os interessados no seu conhecimento e prática. Allan Kardec já havia reunido material suficiente para publicar O LIVRO DOS MÉDIUNS fornecendo diretrizes para o entendimento da percepção que coloca nossa Dimensão em contato com a dos Planos Espirituais. No número de dezembro de 1861 da REVISTA ESPÍRITA, encontramos interessante estudo dividido em 25 tópicos em que ele apresenta argumentos interessantes sobre a ORGANIZAÇÃO DO ESPIRITISMO. Dele destacamos alguns, para nossas reflexões: 1- EVOLUÇÃO DA IDEIA - O Espiritismo não deve ser imposto; vem-se a ele porque dele se necessita, e porque dá o que não dão as outras filosofias. Convém mesmo não entrar em nenhuma explicação com os incrédulos obstinados: seria dar-lhes muita importância e leva-los a pensar que dependemos deles. Os esforços feitos para os atrair os afastam e, por amor-próprio, obstinam-se na sua oposição. Eis por que é inútil perder tempo com eles; quando a necessidade se fizer sentir, virão por si mesmos. Enquanto esperamos, é preciso deixá-los tranquilos, satisfeitos no seu cepticismo que, acreditai, muitas vezes lhes pesa mais do que dão a parecer; porque, por mais que digam, a ideia do nada após a morte tem algo de mais assustador, de mais doloroso que a própria morte. 2 - CARÁTER DAS PRINCIPAIS VARIEDADES DE ESPÍRITAS. Pode-se pôr em primeira linha os que creem pura e simplesmente nas manifestações. Para eles o Espiritismo não passa de uma ciência de observação, uma série de fatos mais ou menos curiosos; a filosofia e a moral são acessórios de que pouco se ocupam e de cujo alcance nem mesmo desconfiam. Nós os chamamos espíritas experimentadores. Vêm a seguir os que veem no Espiritismo algo mais que simples fatos; compreendem o seu alcance filosófico; admiram a moral dele decorrente, mas não a praticam; extasiam-se ante as belas comunicações, como diante de um sermão eloquente, que ouvem mas não aproveitam. A influência sobre o seu caráter é insignificante ou nula; em nada mudam seus hábitos e não se privariam de um único prazer: o avarento é sempre avarento, o orgulhoso sempre cheio de si mesmo, o invejoso e o ciumento, sempre hostis. Para eles a caridade cristã é apenas uma bela máxima e os bens deste mundo os arrastam na sua estima sobre os do futuro. São os espíritas imperfeitos. Ao lado destes há outros, mais numerosos do que se pensa, que não se limitam a admirar a moral espírita, mas que a praticam e a aceitam em todas as suas consequências. Convencidos de que a existência terrena é uma prova passageira, tratam de aproveitar estes curtos instantes para marchar na via do progresso, esforçando-se por fazer o bem e reprimir as más inclinações; suas relações são sempre seguras, porque sua convicção os afasta de todo mau pensamento. Em tudo a caridade é sua regra de conduta. São os verdadeiros espíritas, ou, melhor, os espíritas cristãos. 3 - O VERDADEIRO ESPÍRITA - Tendo como objetivo a melhoria dos homens, o Espiritismo não vem recrutar os que são perfeitos, mas os que se esforçam em o ser, pondo em prática o ensino dos Espíritos. O verdadeiro espírita não é o que alcançou a meta, mas o que deseja seriamente atingí-la. Sejam quais forem os seus antecedentes, será bom espírita desde que reconheça suas imperfeições e seja sincero e perseverante no propósito de emendar-se. Para ele o Espiritismo é uma verdadeira regeneração, porque rompe com o passado; indulgente para com os outros, como gostaria que fossem para consigo, de sua boca não sairá nenhuma palavra malevolente nem ofensiva contra ninguém. Aquele que, numa reunião, se afastasse das conveniências, não só provaria falta de civilidade e de urbanidade, mas falta de caridade; aquele que se melindrasse com a contradição e pretendesse impor a sua pessoa ou as suas ideias, daria prova de orgulho. Ora, nem um nem outro estariam no caminho do verdadeiro Espiritismo cristão. Aquele que pensa ter uma opinião mais justa fará que os outros a aceitem melhor pela persuasão e pela doçura; o azedume, de sua parte, seria um péssimo negócio.




Eu gostaria de saber por que há pessoas, que não são boas, que até prejudicam os outros, e não sofrem tanto, ao passo que pessoas boas e caridosas sofrem muito. Vendo isso é que muita gente se revolta e acha que é melhor ser mau do que ser bom. ( Analuíza)


Na verdade, fazendo uma rápida observação da vida, vamos perceber que nem sempre aquelas pessoas que usam de maldade e violência contra os outros são os que mais sofrem, assim como nem sempre os que se mostram humildes e benevolentes têm uma vida mais tranqüila. Em primeiro lugar, Analuíza, precisamos questionar se estamos interpretando bem o que vemos: muitas vezes, podemos não saber analisar a vida de uma pessoa, mesmo porque o estado de sofrimento depende muito de cada um, e nem sempre pode ser notado.


Cada um tem sua própria maneira de enfrentar seus problemas e, portanto, seu próprio sofrimento. Tanto assim que aquilo que pode ser sofrimento para um pode não ser para outro. De qualquer forma, nós analisamos as pessoas pela aparência. Por exemplo: pelas condições de saúde, pela vida financeira, pelos problemas familiares, e assim por diante. Julgamos que sofrem mais aqueles cujos problemas mais aparecem, mas é possível que julgamos que uma pessoa sofra pouco, porque não sabemos, de fato, dos problemas que ela está vivendo.


Entretanto, mesmo considerando a hipótese que você coloca, Analuíza, segundo a qual pode uma pessoa de mau caráter sofrer menos ou ter uma vida bem menos atribulada do que uma de bom caráter, há uma explicação para isso. Essa aparente injustiça, que se descortina à nossa frente, ocorre porque vemos esta vida como se fosse a única. Se assim fosse, de fato, nós não poderíamos sequer conceber a existência de Deus, porque a vida não teria sentido, uma vez que não haveria justiça e muito menos misericórdia. Aliás, não poderíamos nem mesmo explicar por que as crianças sofrem, por que muitos nascem enfermos, deficientes e terminam seus dias na Terra em meio a grandes aflições.


Somente a idéia da reencarnação e, principalmente, da evolução é que nos vão conscientizar de que não há injustiça na Lei de Deus. Uma vida difícil e sofrida tem sua razão de ser, seja porque o Espírito precisa passar por aquilo para aprender, seja por um compromisso que ele assumiu. Para compreender a passagem de um Espírito por esta vida, teríamos de saber o que vem acontecendo com ele ao longo das diversas encarnações. Espíritos bondosos, muitas vezes, escolhem missões difíceis e por isso vivem grandes problemas, mas essas dificuldades representam um desafio que lhes será de grande utilidade no futuro.

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