Tiptologia é uma forma de comunicação obtida pela sucessão de pancadas ou batidas curtas feitas em algum material rígido, usualmente madeira, produzindo ruídos. Os fenômenos que abriram caminho para o desenvolvimento das pesquisas encetadas por aquele que conhecemos como Allan Kardec, evoluíram dela para uma forma mais elaborada chamada tiptologia alfabética, na qual certo número de pancadas significava determinada letra do alfabeto ou determinado algarismo, de acordo com acerto prévio entre as duas partes comunicantes. No número de maio de 1868 da REVISTA ESPÍRITA, Kardec incluiu interessante material resultante dessa modalidade de intercâmbio entre duas Dimensões, que, como é obvio, dificulta sobremaneira fraudes ou charlatanismo. A matéria intitulada Impressões de Um Médico Materialista no Mundo dos Espíritos, contém oportunas e interessantes revelações, visto que, a todo momento desencarnam milhares de pessoas em nosso Plano Existencial, deparando-se com realidade inimaginada ou intencionalmente ignorada enquanto por aqui permanecem .No introito da sua abordagem, o editor explica: -“Numa reunião íntima de família, em que se ocupavam de comunicações pela tiptologia, dois Espíritos conversavam, manifestando-se espontaneamente, sem nenhuma evocação prévia, e sem que pensassem neles: um era um médico, que designaremos pelo nome Phillippeau, morto recentemente e que, em vida tinha se declarado abertamente o mais absoluto materialista; o outro era o de uma mulher que assinou Saint Victoire. É esse diálogo que reproduziremos a seguir. É preciso destacar que as pessoas que obtiveram essa manifestação não conheciam o médico senão por sua reputação, mas não tinham qualquer ideia de seu caráter, de seus hábitos, nem de suas opiniões; desse modo a comunicação, de maneira nenhuma, poderia ser o reflexo do pensamento delas, e isto tanto menos quanto, obtida pela tiptologia, era inteiramente inconsciente. Vamos ao diálogo entre os dois Espíritos: Perguntas do médico: -“O Espiritismo me ensina que é preciso esperar, amar, perdoar; eu faria tudo isso se soubesse como me haver para começar. É preciso esperar o que? Perdoar o que e a quem? Amar a quem? Respondei-me”. Resposta de Saint Victoire: -“Há que esperar na Misericórdia de Deus, que é infinita; há que perdoar aos que vos ofenderam; há que amar ao próximo como a si mesmo; há que amar a Deus, a fim de que Deus vos ame e vos perdoe; há que orar e lhe render graças por todas as suas bondades, por todas as vossas misérias, porque miséria e bondade tudo nos vem dele, isto é, tudo nos vem dele conforme o que tenhamos merecido. Aquele que expiou, mais tarde terá a sua recompensa: cada coisa tem a sua razão de ser, e Deus, que é soberanamente bom e justo, dá a cada um segundo as suas obras”. O médico: -“Eu queria, de toda minha alma, vos satisfazer, senhora, mas temo muito não o poder inteiramente; contudo, vou tenta-lo. Uma vez morto, materialmente falando, pensava que tudo estivesse acabado; então, quando minha matéria ficou inerte, fui tomado de espanto, ao me sentir ainda vivo. Vi homens a me carregar e disse de mim para comigo: Mas, entretanto, eu não estou morto! Então esses médicos imbecis não veem que eu vivo, respiro, ando, olho-os, sigo-os, a eles que vem ao meu enterro!...Que é então que enterram?...Então não sou eu...Escutava uns e outros: Esse Phillipeau, diziam eles, fez muitas curas; matou alguns; hoje é a sua vez; quando a morte chega nós ignoramos o tempo”. Por mais que eu gritasse: -“Mas Phillipeau não morre assim; não estou morto!”; não me escutavam, não me viam. Assim se passaram três dias; eu estava desaparecido do mundo, e me sentia mais vivo que nunca. Seja acaso, seja Providência, meus olhos caíram sobre uma brochura de Allan Kardec; li suas descrições sobre o Espiritismo, e me disse: Seria eu, por acaso, um Espírito? Li, reli e então compreendi a transformação de meu Ser; eu não era mais um homem, mas um Espírito!. Sim, mas então que tinha que fazer nesse mundo novo? Nessa nova Esfera? Eu vagava, procurava: encontrei o vazio, o sombrio, enfim o abismo. Então que tinha feito eu, ao deixar o mundo, para vir habitar essas trevas? Então o inferno é negro e foi nesse negro que caí? Porque? Porque trabalhei toda a vida? Por que empreguei minha vida a cuidar de uns e outros, a salvá-los quando minha ciência o permitia? Não! Não! Porque, então? Por que? Procura! Procura!.. Nada; não encontro nada”. Mergulhando em mais profundas reflexões, o médico, reconhece-se em “meio a longos combates em sua mente”. Admite que, no exercício de sua profissão, “a ambição era seu único propósito” Conclui, por fim, ter feito “ tudo ao contrário do que devia. Aprendeu, cursou a ciência, não por amor à ciência, mas por ambição, para ser mais que os outros, para que falassem de mim. Tratei do próximo, não para o aliviar, mas para me enriquecer. Numa palavra, fui todo para a matéria, quando se deve ser todo para o Espírito. Quais são hoje as minhas obras? A riqueza, a ciência; nada! Nada!. Tudo está para refazer”.
Uma mulher praticou o aborto e depois se arrependeu. Se ela ficou grávida de novo, ela pode receber o mesmo Espírito como filho? E se esse Espírito não quiser vir? (Inês Cristina Manso)
Possibilidade sempre existe, mas ninguém pode garantir isso. Naturalmente, a não ser por uma necessidade imperiosa, o Espírito, que teve sua encarnação impedida de forma tão violenta e impiedosa, sofre um choque emocional muito grande e, talvez, por instinto de conservação, queira se afastar imediatamente das mãos que o agrediram.
Podemos considerar, no entanto, duas outras possibilidades. Ao falarmos de necessidade imperiosa, estamos nos referindo a algum plano da Espiritualidade com relação a esse Espírito. É possível que ( veja, que falamos apenas em termos de probabilidade!...) os encarregados de providenciar essa encarnação achem por bem insistir, até porque acreditam no arrependimento da mulher que causou o aborto, que queira se redimir.
É possível, ainda, que esse Espírito esteja insistindo na sua reencarnação, que não desista em prosseguir tentando, até porque essas tentativas possam fazer parte de suas necessidades evolutivas. Explicamos melhor: embora o aborto provocado seja uma verdadeira violência contra a vida e deva ser evitado, há situações em que essa frustração, que impede o Espírito de renascer, faça parte de suas experiências, sobretudo, da necessidade de recuperar as condições do perispírito.
Isso tudo que falamos, porém, são hipóteses, porque cada caso é um caso, e cada Espírito, na tentativa de reencarnar, tem suas próprias necessidades e possibilidades.
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