Polemicas e discussões acaloradas em torno da cura das chamadas inversões na área da sexualidade circunscrevem-se mais aos efeitos que as prováveis causas. O Espiritismo já na sua origem oferece bases para pelo menos reflexões mais objetivas sobre a questão. Na sequencia alguns pontos para embasar estudos mais aprofundados em torno da questão:1- Os Espíritos encarnam nos diferentes sexos; aquele que foi homem, poderá renascer mulher e aquele que foi mulher poderá renascer homem, a fim de realizar os deveres de cada uma dessas posições, e sofrer-lhes as provas. 2- Sofrendo o Espírito encarnado a influência do organismo, seu caráter se modifica conforme as circunstâncias e se dobra às necessidades e exigências impostas pelo mesmo organismo. Esta influência não se apaga imediatamente após a destruição do invólucro material, assim como não perde instantaneamente os gostos e hábitos terrenos. 3- Percorrendo uma série de existências no mesmo sexo, conserva durante muito tempo, no estado de Espirito, o caráter de homem ou de mulher, cuja marca nele ficou impressa. 4- Se esta influência se repercute da vida corporal para a espiritual, o mesmo se dá quando o Espírito passa da vida espiritual para a corporal. Numa nova encarnação trará o caráter e as inclinações que tinha como Espírito. Se for avançado, será um homem avançado; se for atrasado, será um homem atrasado. Mudando de sexo, poderá então, sob essa impressão e em sua encarnação, conservar os gostos, inclinações e o caráter inerente ao sexo que acaba de deixar. Assim se explicam certas anomalias aparentes, notadas no caráter de certos homens e de certas mulheres. 5- Não existe diferença entre o homem e a mulher, senão no organismo material, que se aniquila com a morte do corpo. Mas, quanto ao Espírito, à alma, o Ser essencial, imperecível, ela não existe, porque não há duas espécies de almas. 6- A sede real do sexo não se acha, no veículo físico, mas sim na entidade espiritual em sua estrutura complexa. 7- O sexo é mental em seus impulsos e manifestações. 8- Além da trama de recursos somáticos, a alma guarda a sua individualidade sexual intrínseca, a definir-se na feminilidade ou masculinidade, conforme os característicos acentuadamente passivos ou claramente ativos que lhe sejam próprios. 9- A energia natural do sexo, inerente à própria vida em si, gera cargas magnéticas em todos os seres, pela função criadora de que se reveste, caracterizadas com potenciais nítidos de atração no sistema psíquico de cada um. 10- O instinto sexual não é apenas agente de reprodução, mas reconstituinte de forças espirituais, pelo qual as criaturas encarnadas ou desencarnadas se alimentam mutuamente, na permuta de raios psíquico-magnéticos necessários ao seu progresso. 11- O Espírito reencarna em regime de inversão sexual, como pode renascer em condições transitórias de mutilação ou cegueira. Isso não quer dizer que homossexuais ou intersexos estejam em posição, endereçados ao escândalo ou à viciação, como aleijados e cegos não se encontram na inibição ou na sombra para serem delinquentes. 12- O conceito de normalidade ou anormalidade são relativos. Se a cegueira fosse a condição da maioria dos Espíritos reencarnados na Terra, o homem que pudesse enxergar seria positivamente minoria e exceção. 13- Ações praticadas contra pessoas do sexo oposto na busca de prazer a qualquer preço, impõem além da morte a desorganização mental do causador manifestada através da alienação mental exigindo para seu reequilíbrio muitas vezes pela intervenção os Agentes da Lei Divina, reencarnações compulsórias renascendo em corpo inversos às suas características momentâneas de masculinidades ou feminilidade, para que no corpo inverso, no extremo desconforto íntimo, aprenda a respeitar o semelhante lesado. 14- A inversão também ocorre por iniciativa daqueles que, valendo-se da renúncia construtiva para acelerar o passo no entendimento da vida e do progresso espiritual no intuito de operarem com mais segurança e valor o acrisolamento moral de si mesmos ou na execução de tarefas especializadas, através de estágio perigosos de solidão, em favor do campo social da Terra 15- Masculinidade ou feminilidade totais são inexistentes na personalidade humana, do ponto de vista psicológico, visto que homens e mulheres, em Espírito, apresentam certa percentagem de característicos viris ou feminis em cada indivíduo, o que não assegura possibilidades de comportamento íntimo normal para todos, segundo a conceituação de normalidade que a maioria dos homens estabeleceu para o meio social. 16- Homens e mulheres podem nascer homossexuais ou intersexos, seja como expiação ou em obediência a tarefas específicas –, como são suscetíveis de tomar o veículo físico na condição de mutilados ou inibidos em certos campos de manifestação para melhorar-se e nunca sob a destinação do mal. 17- A Terra, pouco a pouco, renovará princípios e conceitos, diretriz e legislação, em matéria de sexo, sob a inspiração da ciência, que situará o problema das relações sexuais no lugar que lhe é próprio .
Taiwan. Nesse país já aconteceram vários terremotos e, com certeza, acontecerão outros. O terremoto é um fenômeno da natureza, que acaba causando muitas mortes, além do grande prejuízo material. A pergunta é: Por que Deus permite que essas coisas aconteçam? Será que esse povo tem alguma conta a pagar? Por que esse pessoal não sai de lá?
Segundo os princípios espíritas, nada acontece por acaso. Este é um lado da questão.
Sabemos, por informação da espiritualidade, que existem provas e expiações coletivas, ou seja, quando uma calamidade atinge uma população é porque existe alguma dívida moral solidária que envolve as vítimas.
No entanto, muitos entre a população atingida também podem estar ali para prestar algum serviço e manifestar solidariedade para o seu próprio crescimento espiritual.
Não podemos esquecer que é na dificuldade que o ser humano se supera, encontrando soluções que concorrem para o seu progresso e para o progresso científico e tecnológico do planeta, além do exercício coletivo da solidariedade, muito comum nessas situações.
No caso específico do Taiwan, já podemos perceber o quanto o homem se aperfeiçoou para enfrentar calamidades dessa natureza, desenvolvendo técnicas e condições que acabam por minorar os efeitos do terremoto e levando mais segurança para a população.
Portanto, há este outro lado da questão, que geralmente não levamos em consideração, mas que, diante dessas calamidades, está ajudando a humanidade a crescer, inclusive no campo da solidariedade como dissemos, o que é mais importante ainda, pois os progresso espiritual tem mais valor para o nossa evolução do que o progresso apenas material.
No conceito espírita existem a dívida individual e a dívida coletiva, ambas de ordem moral. A individual, como o nome está dizendo, é quando uma pessoa tem algo a resgatar pelo mal que praticou contra alguém.
A dívida coletiva é quando um grupo de pessoas, que no passado se uniram para causar algum prejuízo para a sociedade, retorna para juntos quitar essa dívida.
Note bem: não se trata de um castigo de Deus (como muita gente pode pensar), mas apenas de um processo de reparação movido pela consciência moral das pessoas e da coletividade, o que é demonstra que são as leis divinas ou leis naturais que regulam todos os fatos do universo.
As pessoas, envolvidas no calamitoso acontecimento, reúnem-se para responder de alguma forma e de maneira coletiva pelo mal que possivelmente causaram de maneira solidária no passado. Este é um dos aspectos da questão.
Quanto ao terremoto em si, trata-se de um fenômeno natural de acomodação das placas tectônicas, que faz parte do longo processo de amadurecimento geológico do planeta. O universo é dinâmico, tudo está em constante transformação.
Tais situações de perigo não existem para castigar, para matar pessoas ou para causar sofrimento. Mas, os Espíritos, que trazem na consciência o peso de dívidas morais ou mesmo a necessidade de trabalhar pelo bem coletivo, acabam reencarnando nesses lugares para desenvolver virtudes nobres.
Centenas de milhões de anos atrás, quando a Terra ainda não era habitada por seres humanos e. principalmente antes de existir aqui qualquer tipo de vida, tais fenômenos eram muito mais violentos e muito mais frequentes.
Mas, ao povoar o mundo, cada indivíduo, como cada povo, passou a renascer, muitas vezes, em ambiente inóspito ou perigoso, para acelerar o seu desenvolvimento espiritual.
Desse modo, não é só Taiwan, não só o Japão, a Turquia ou o Haiti estão sujeitos a tais calamidades. Ultimamente, com o desenvolvimento dos meios de comunicação, ficamos sabendo que fenômenos naturais de grandes proporções ocorrem em várias partes do mundo e, muitas vezes, de forma imprevisível.
Respondendo a segunda parte da pergunta, caros ouvintes, diríamos que existe um vínculo afetivo e moral de uma coletividade de Espíritos com o seu território e sua cultura . Isso explica em parte porque a população ameaçada geralmente não abandona sua terra, mesmo ante a iminência de uma calamidade.
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