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domingo, 16 de junho de 2024

UM ATO DE REVOLTA; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 A ideia dos anjos rebeldes, anjos decaídos, paraíso perdido, se acha em quase todas as religiões e na tradição de quase todos os povos. As gerações atuais tomam conhecimento da existência dessa tese através do cinema que em ficções produzidas nas últimas décadas a expõem fazendo supor algo atual ou apenas fantasia de escritores, produtores, diretores e roteiristas. O Espiritismo, através de Allan Kardec apresenta sua visão em ensaio incluído na edição de janeiro de 1862 da REVISTA ESPÍRITA. Segundo o texto, pelo fato de ser considerado por tantas escolas filosófico-religiosas, “deve assentar-se numa verdade”. Acrescenta que “para compreender o verdadeiro sentido que deve ser ligado à qualificação de anjos rebeldes, não é necessário supor uma luta real entre Deus e os anjos ou Espíritos, de vez que o vocábulo anjo aqui é tomado numa acepção geral. Admitindo-se que os homens sejam Espíritos encarnados, que são os materialistas e os ateus senão anjos ou Espíritos em revolta contra a Divindade, pois que negam a sua existência e nem reconhecem seu poder nem suas leis? Não é por orgulho que pretendem que tudo aquilo de que são capazes vem deles próprios e não de Deus? Não são muito culpados os que se servem da inteligência, de que se vangloriam, para arrastar seus semelhantes para o precipício da incredulidade? Até certo ponto não praticam um ato de revolta aqueles que, sem negar a Divindade, desconhecem os verdadeiros atributos de sua essência? Os que se cobrem com a máscara da piedade para o cometimento de ações más? Aqueles cuja fé no futuro não os desliga dos bens deste mundo? Os que em nome de um Deus de paz violentam a primeira de suas leis: a lei da caridade? Os que semeiam a perturbação e o ódio pela calúnia e pela maledicência? Enfim aquele cuja vida voluntariamente inútil, se escoa na inatividade, sem proveito para si próprio nem para os seus semelhantes? A todos serão pedidas contas, não só do mal que tiverem feito, mas do Bem que tiverem deixado de fazer. Ora, todos esses Espíritos que empregaram tão mal suas encarnações, uma vez excluídos da Terra e enviados a mundos inferiores, entre populações ainda na infância da barbárie, que serão senão anjos decaídos, remetidos à expiação? Não será para eles a Terra que deixam um paraíso perdido, em comparação com o meio ingrato onde ficarão relegados durante milhares de séculos, até o dia em que tiverem merecido a libertação”?. Demonstrando a lógica de seu argumento, Allan Kardec escreve: -“Remontando à origem da raça atual na pessoa de Adão, encontraremos todos os caracteres de uma geração de Espíritos expulsos de outro mundo e exilados, por causas semelhantes na Terra já povoada, mas por homens primitivos, mergulhados na ignorância e na barbárie e que aqueles tinham por missão fazê-los progredir, trazendo para o seu meio as luzes de uma inteligência já desenvolvida. Não é, realmente, o papel até aqui representado pela raça adâmica? Relegando-a para esta Terra de trabalho e de sofrimento, não teria Deus razão para dizer: ‘tu comerás o teu pão do suor do teu rosto’? Se ela mereceu tal castigo por causas semelhantes às que vemos hoje, não será justo dizer que se perdeu pelo orgulho? Na sua mansuetude não lhe poderia iluminar o caminho a seguir para alcançar a felicidade dos eleitos? Este Salvador foi enviado na pessoa do Cristo, que ensinou a lei do amor e da caridade, como verdadeira âncora de salvação. Aqui se apresenta uma consideração importante. A missão do Cristo é facilmente compreendida admitindo-se que são os próprios Espíritos que viveram antes e depois de sua vinda, e que, assim, puderam aproveitar-se de seu ensino, ou do mérito de seu sacrifício; mas já é mais difícil de compreender, sem a reencarnação, a utilidade desse mesmo sacrifício para os Espíritos criados posteriormente à sua vinda e que, assim, Deus os teria criado manchados por faltas daqueles com os quais não tinham qualquer relação. Esta raça de Espíritos parece ter completado o seu tempo na Terra. De um modo geral, uns aproveitaram o tempo e progrediram, com o que mereceram recompensa; outros, por sua obstinação em fechar os olhos à luz, esgotaram a mansuetude do Criador mereceram castigo. Assim, será a palavra do Cristo: ‘Os bons ficarão à minha direita e os maus à minha esquerda. Kardec conjectura ainda: -“Os que escreveram a história da antropologia terrestre apegaram-se, sobretudo, aos caracteres físicos; o elemento espiritual foi quase sempre negligenciado e o é em regra pelos escritores que nada admitem fora da matéria. Quando este for levado em conta no estudo das ciências, lançará uma nova luz sobre uma porção de problemas ainda obscuros, porque o elemento espiritual é uma das forças vivas da natureza, que desempenha um papel preponderante nos fenômenos físicos, tanto quanto nos fenômenos morais”.



É difícil acreditar que Deus pode fazer o mal, mandando todo tipo de problema para a humanidade, inclusive doenças e outras calamidades. Acho que deve existir uma força do mal para nos prejudicar. Por isso estou propenso a acreditar que o diabo existe.

Essa concepção da luta entre o bem e o mal provém dos tempos mais recuados da humanidade e esteve presente na vida de todos os povos do mundo.

O povo hebreu (judeu), no qual nasceu Jesus, passou por vários estágios de crença, desde a época de Moisés propriamente dita quando se acreditava que Deus tanto fazia o bem quanto o mal, até Jesus que o chamou de Pai de Bondade e Misericórdia, incapaz de deixar qualquer de seus filhos ao desamparo.

Basta ler a história desse povo, e a Bíblia vai ajudar muito nesse sentido, porque a Bíblia carrega tanto lado real como os aspectos mítico e místico dessa questão.

Já dissemos aqui, várias vezes, que os judeus aprenderam o diabo com os persas, porque os persas, que dominaram os judeus muitos séculos antes de Cristo, acreditavam em dois reinos: o reino do bem e o reino do mal, cada um comandando por um deus, que disputavam as almas dos homens.

No entanto, Jesus deu contornos finais à essa questão quando afirmou que Deus é Pai e, sendo Pai, ama todos a seus filhos, os bons e os maus, os justos e os injustos, e a todos os trata com o mesmo amor, com a mesma bondade. A maldade humana não atinge Deus, só atinge a nós mesmos.

É evidente, portanto que, se existisse o diabo, esse diabo seria filho de Deus, pois foi criado por Deus e, como o Pai ama todos seus filhos, amaria também o diabo.

Não foi por outro motivo que Jesus mandou amar os inimigos. Existiria um inimigo maior que o diabo, a quem devemos amar, porque é nosso irmão e filho amado do Pai?

Veja, portanto, as contradições. A verdade é que só existe um poder, Deus. Além de Deus, não há outro poder. Logo, Deus pode tudo e seria subestimar seu poder achar que ele perderia um filho para o diabo, sendo que o diabo a Ele pertence

Certa vez, dirigindo-se ao programa de rádio NO LIMIAR DO AMANHÃ, uma ouvinte, revoltada, perguntou ao prof. Herculano Pires porque ele (espírita) não procurava um exorcista para tirar o demônio de seu corpo. Na ocasião, Herculano respondeu:

Se o demônio estivesse em meu corpo, ele estaria numa situação muito difícil, porque minha alma pertencendo a Deus, o demônio não poderia se apossar dela... Não acredito que o demônio tenha força para tomar uma alma de Deus”. Nesse caso, Deus não seria tão poderoso assim, se pudesse perder algum filho para o demônio, não é mesmo?


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