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segunda-feira, 2 de setembro de 2024

A MEDIUNIDADE E A INSPIRAÇÃO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 Fechando a edição de março de 1869 da REVISTA ESPÍRITA, Allan Kardec reproduz interessante mensagem escrita por um Espírito identificado como Halévy obtida no Grupo Déliens, no dia 16 do mês anterior enfocando o tema A MEDIUNIDADE E A INSPIRAÇÃO. A avaliação de Kardec coloca a mensagem entre as que merecem ser lidas pela lógica e teor de seu conteúdo. Dia ela: -“ Sob suas formas variadas ao infinito, a mediunidade abarca a Humanidade inteira, como uma rede à qual ninguém pode escapar. Cada um, estando em contato diário, saiba-o ou não, queira-o ou se revolte, com inteligências livres, não há um homem que possa dizer: Não fui, não sou ou não serei médium. Sob a forma intuitiva, modo de comunicação ao qual vulgarmente se deu o nome de voz da consciência, cada um está em relação com várias influências espirituais, que aconselham num ou noutro sentido e, muitas vezes, simultaneamente, o bem puro, absoluto; acomodações com o interesse; o mal em toda a sua nudez. – O homem evoca essas vozes; elas respondem ao seu apelo, e ele escolhe; mas escolhe entre essas diversas inspirações e o seu próprio sentimento. – Os inspiradores são amigos invisíveis; como os amigos da Terra, são sérios ou eventuais, interesseiros ou verdadeiramente guiados pela afeição. São consultados, ou aconselham espontaneamente, mas, como os conselhos dos amigos da Terra, seus conselhos são ouvidos ou rejeitados; por vezes provocam um resultado contrário ao que se espera; muitas vezes não produzem qualquer efeito. – Que concluir daí? Não que o homem esteja sob a ação de uma mediunidade incessante, mas que obedece livremente à sua própria vontade, modificada por avisos que, no estado normal, jamais podem ser imperativos. Quando o homem faz mais do que se ocupar dos mínimos detalhes de sua existência, e quando se trata de trabalhos que ele veio realizar mais especialmente, de provas decisivas que deve suportar, ou de obras destinadas à instrução e à elevação gerais, as vozes da consciência não se fazem mais somente e apenas conselheiras, mas atraem o Espírito para certos assuntos, provocam certos estudos e colaboram na obra, fazendo ressoar certos compartimentos cerebrais pela inspiração. Aqui é uma obra a dois, a três, a dez, a cem, se quiserdes; mas, se cem nela tomaram parte, só um pode e deve assiná-la, porque só um a fez e é o seu responsável! Afinal de contas, o que é uma obra, seja qual for? Jamais é uma criação; é sempre uma descoberta. O homem nada faz, tudo descobre. É preciso não confundir esses dois termos. Inventar, no seu verdadeiro sentido, é tornar evidente uma lei existente, um conhecimento até então desconhecido, mas posto em germe no berço do Universo. Aquele que inventa levanta uma das pontas do véu que oculta a verdade, mas não cria a verdade. Para inventar é preciso procurar e procurar muito; é preciso compulsar os livros, rebuscar no fundo das inteligências, pedir a um a Mecânica, a outro a Geometria, a um terceiro o conhecimento das relações musicais, a um outro, ainda, as leis históricas e, do todo, fazer algo novo, interessante, inimaginável.

Uma senhora, muito preocupada com a situação de sua mãe, questiona: “É normal uma mulher não se esquecer do marido que morreu há quase 10 anos, vivendo quase todo o tempo dentro de casa e não querendo participar de nada que possa trazer alegria?”

JBC - A dor da perda de um ente querido é algo muito pessoal, depende de cada um, da forma como a pessoa foi educada, de suas condições emocionais e, principalmente, de sua concepção do que é a vida. As perguntas fundamentais, que o Espiritismo nos responde neste sentido são estas: o que somos nós? De onde viemos? Por que sofremos? Para onde vamos depois desta vida? Contudo, a formação religiosa, seja qual for a religião, é sempre um fator importante nesses momentos, porque muito da religião penetra na intimidade das pessoas e, nessas horas de frustração e angústia serve de base de apoio para suportar a dor da separação.

A Dra. Elizabeth Kubler-Ross, psiquiatra que criou interessante teoria sobre a morte e o morrer, teoria essa que ela elaborou a partir de uma rica experiência com doentes terminais e seus familiares, durante muitos anos, classificou o luto ( ou seja, o sofrimento que advém da morte de um ente querido) nas seguintes etapas: Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Contudo, a médica se refere a um luto que podemos chamar de normal e que geralmente é superado dentro de um período de mais ou menos um ano.

Entendemos, no entanto, que ainda nos falta orientação quanto ao sentido da morte em pessoa da família, para estarmos mais preparados diante de tais situações que acontecem na vida de todo mundo. Neste sentido, o Espiritismo tem muito a oferecer, principalmente para as pessoas que procuram conhecê-lo e se identificam com suas ideias. Essas pessoas acabam primeiramente entendendo e, depois, absorvendo os conhecimentos espíritas para aplicá-los na própria vida.

Como, para o Espiritismo não há morte no sentido estrito do termo, mas apenas uma passagem do Espírito da condição de encarnado para a condição de desencarnado, a tendência do espírita é encarar com mais naturalidade o fenômeno, ciente de que ninguém se livra dele. O impacto, que causa a morte de uma pessoa, quando os familiares não se acham preparados, é muito grande em razão da ideia de destruição e do fato de não se aceitar a separação.

No caso específico da sua mãe, dependendo do tipo de formação que ela recebeu, é sempre recomendável buscar, além dar ajuda espiritual (que consideramos necessária), também uma ajuda profissional, pois, ao que tudo indica, ela passa por um estado depressivo, que está comprometendo sua saúde, certamente precisando de atendimento médico/psicológico. No entanto, mesmo assim, os princípios religiosos servem de sustentação para a vida de cada um e não devem ser desconsiderados.

A Doutrina Espírita tem uma postura própria diante da morte, como você deve saber, por conta de suas concepções de vida, antes e depois desta vida, contribuindo para que seus seguidores estejam mais ou menos preparados para esse tipo de acontecimento na família, uma vez que a morte é certa e inevitável. Não sabemos, no entanto, como sua mãe reagiria a uma orientação espírita nesse sentido, mas, como é sempre recomendável buscar ajuda, você pode buscar no Espiritismo um apoio para essas horas tão difíceis.

Todavia, essa questão da morte, na verdade, é que tem sido responsável pela maioria das pessoas que procuram o centro espírita. Muitas delas acabam se apoiando no Espiritismo, pois nele encontram acolhimento e conforto moral, especialmente quando percebem que os espíritas têm uma visão muito realista e, ao mesmo tempo, muito simples da mensagem de Jesus.

No caso, se encontrar resistência, o que talvez seja o mais esperado neste momento, você mesma pode ser a portadora da mensagem. Procure-nos no Centro Espírita Caminho de Damasco, na Rua Gabriela 178. Temos atendimento diário, à tarde, domingo a sábado, a partir das 18 horas, menos quinta-feira. 


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