Polemicas e discussões acaloradas em torno da cura das chamadas inversões na área da sexualidade circunscrevem-se mais aos efeitos que as prováveis causas. O Espiritismo já na sua origem oferece bases para pelo menos reflexões mais objetivas sobre a questão. Na sequencia alguns pontos para embasar estudos mais aprofundados em torno da questão:1- Os Espíritos encarnam nos diferentes sexos; aquele que foi homem, poderá renascer mulher e aquele que foi mulher poderá renascer homem, a fim de realizar os deveres de cada uma dessas posições, e sofrer-lhes as provas. 2- Sofrendo o Espírito encarnado a influência do organismo, seu caráter se modifica conforme as circunstâncias e se dobra às necessidades e exigências impostas pelo mesmo organismo. Esta influência não se apaga imediatamente após a destruição do invólucro material, assim como não perde instantaneamente os gostos e hábitos terrenos. 3- Percorrendo uma série de existências no mesmo sexo, conserva durante muito tempo, no estado de Espirito, o caráter de homem ou de mulher, cuja marca nele ficou impressa. 4- Se esta influência se repercute da vida corporal para a espiritual, o mesmo se dá quando o Espírito passa da vida espiritual para a corporal. Numa nova encarnação trará o caráter e as inclinações que tinha como Espírito. Se for avançado, será um homem avançado; se for atrasado, será um homem atrasado. Mudando de sexo, poderá então, sob essa impressão e em sua encarnação, conservar os gostos, inclinações e o caráter inerente ao sexo que acaba de deixar. Assim se explicam certas anomalias aparentes, notadas no caráter de certos homens e de certas mulheres. 5- Não existe diferença entre o homem e a mulher, senão no organismo material, que se aniquila com a morte do corpo. Mas, quanto ao Espírito, à alma, o Ser essencial, imperecível, ela não existe, porque não há duas espécies de almas. 6- A sede real do sexo não se acha, no veículo físico, mas sim na entidade espiritual em sua estrutura complexa. 7- O sexo é mental em seus impulsos e manifestações. 8- Além da trama de recursos somáticos, a alma guarda a sua individualidade sexual intrínseca, a definir-se na feminilidade ou masculinidade, conforme os característicos acentuadamente passivos ou claramente ativos que lhe sejam próprios. 9- A energia natural do sexo, inerente à própria vida em si, gera cargas magnéticas em todos os seres, pela função criadora de que se reveste, caracterizadas com potenciais nítidos de atração no sistema psíquico de cada um. 10- O instinto sexual não é apenas agente de reprodução, mas reconstituinte de forças espirituais, pelo qual as criaturas encarnadas ou desencarnadas se alimentam mutuamente, na permuta de raios psíquico-magnéticos necessários ao seu progresso. 11- O Espírito reencarna em regime de inversão sexual, como pode renascer em condições transitórias de mutilação ou cegueira. Isso não quer dizer que homossexuais ou intersexos estejam em posição, endereçados ao escândalo ou à viciação, como aleijados e cegos não se encontram na inibição ou na sombra para serem delinquentes. 12- O conceito de normalidade ou anormalidade são relativos. Se a cegueira fosse a condição da maioria dos Espíritos reencarnados na Terra, o homem que pudesse enxergar seria positivamente minoria e exceção. 13- Ações praticadas contra pessoas do sexo oposto na busca de prazer a qualquer preço, impõem além da morte a desorganização mental do causador manifestada através da alienação mental exigindo para seu reequilíbrio muitas vezes pela intervenção os Agentes da Lei Divina, reencarnações compulsórias renascendo em corpo inversos às suas características momentâneas de masculinidades ou feminilidade, para que no corpo inverso, no extremo desconforto íntimo, aprenda a respeitar o semelhante lesado. 14- A inversão também ocorre por iniciativa daqueles que, valendo-se da renúncia construtiva para acelerar o passo no entendimento da vida e do progresso espiritual no intuito de operarem com mais segurança e valor o acrisolamento moral de si mesmos ou na execução de tarefas especializadas, através de estágio perigosos de solidão, em favor do campo social da Terra 15- Masculinidade ou feminilidade totais são inexistentes na personalidade humana, do ponto de vista psicológico, visto que homens e mulheres, em Espírito, apresentam certa percentagem de característicos viris ou feminis em cada indivíduo, o que não assegura possibilidades de comportamento íntimo normal para todos, segundo a conceituação de normalidade que a maioria dos homens estabeleceu para o meio social. 16- Homens e mulheres podem nascer homossexuais ou intersexos, seja como expiação ou em obediência a tarefas específicas –, como são suscetíveis de tomar o veículo físico na condição de mutilados ou inibidos em certos campos de manifestação para melhorar-se e nunca sob a destinação do mal. 17- A Terra, pouco a pouco, renovará princípios e conceitos, diretriz e legislação, em matéria de sexo, sob a inspiração da ciência, que situará o problema das relações sexuais no lugar que lhe é próprio .
Os espíritas dizem que milagres não existem. Então, quer dizer que o poder de Deus é tão limitado quanto o do homem, porque Ele não pode fazer as coisas diferentes do que são. A cura de um câncer, quando a medicina não consegue mais nada, não é ir além do possível? Isso não é milagre? (Anônimo)
Primeiramente, caro ouvinte, precisamos definir o que é milagre para, assim, podermos dizer se existe ou não existe. Na concepção religiosa comum, milagre é um fato extraordinário que contraria as leis da natureza. Se, por exemplo, a lei for a da gravitação, descoberta por Newton, o natural é você soltar uma pedra de certa altura e a pedra cair no chão. O milagre seria a pedra não cair – ou ficar flutuando no espaço ou, então, subir.
Ora, como o Espiritismo encararia essa situação, se ela realmente viesse a acontecer ( de a pedra flutuar ou subir, ao invés de cair)? Segundo a doutrina, para que isso aconteça, é necessário que uma força, de baixo para cima, atue sobre essa pedra – ou apenas segurando-a ou impulsionando a pedra para cima. E de onde viria essa força, se ninguém percebe nada? Da própria natureza. Trata-se de uma força desconhecida que estaria causando o fenômeno.
Não é Deus que está causando isso? Bem, não podemos negar que Deus está em tudo na natureza e, portanto, nada acontece fora de suas leis. Pode ser que Espíritos causem tal fenômeno, mobilizando forças que desconhecemos, mas isso só quer dizer que eles estão agindo fora das leis da natureza. Acontece que a natureza não é só que vemos, o que ouvimos ou o que podemos perceber; há muita coisa na natureza que desconhecemos. E isso quer dizer que as leis da natureza – por serem leis de Deus e por serem leis perfeitas – jamais são contrariadas.
Se consideramos como milagre todos os fenômenos extraordinários, então, podemos dizer que eles estão acontecendo a todo momento. A vida, por exemplo, é um milagre da natureza: a ciência não conseguiu explicá-la até agora. A inteligência humana é um milagre. E, hoje, diante do extraordinário progresso da ciência humana, vemos acontecer milagres todos os dias na medicina, quando milhões de pessoas são curadas; no passado, quase todas morriam.
Mas tudo isso é autoria de Deus. O ser humano é um milagre de Deus. Nesse sentido existem milagres, mas o milagre, em que o Espiritismo não acredita, é aquele que contraria as próprias leis de Deus. Por quê? Porque nada que acontece no Universo foge das leis perfeitas de Deus, e a sua grandeza, o seu poder, se manifesta justamente através do cumprimento de suas leis. Sobre isso o ilustre cientista Albert Einstein teria dito que há duas formas de ver o mundo: a primeira, como se o milagre não existisse; e a segunda, como se tudo fosse milagre.
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